- Notícias, Saúde

Calixto defende programa Fila Zero para os pacientes diagnosticados com câncer

Compartilhe:

Momento de tensão à família, o diagnóstico de câncer de um ente querido está na pauta de trabalho de Sérgio Moracir Calixto. Protocolado na Câmara Municipal, projeto assinado pelo vereador institui no município o Fila Zero.

O programa, explica Calixto, consiste na obrigatoriedade das Unidades de Saúde de Rio Claro priorizarem o atendimento a pacientes diagnosticados com a doença. “Os agendamentos de consultas ou exames devem acontecer no prazo máximo de 48 horas após encaminhamento médico”, defende o vereador.

O projeto, que tramita nas comissões permanentes do Legislativo, deverá ser analisado e votado pelo Plenário no segundo semestre deste ano. Ao ser indagado do motivo pelo qual apresentou a proposta, Calixto sinaliza que o sistema público de saúde apresenta problemas diversos, entre eles a demora no agendamento de consultas e na realização de exames.

“Uma pessoa diagnosticada com câncer precisa de amparo imediato. É nesta rota que estamos trabalhando. Se todos tivessem bom senso, o atendimento imediato não aconteceria em respeito a uma lei e sim por consideração ao semelhante. Como na prática a consideração não existe então é preciso regulamentar atendimento através de lei”, detalha o vereador do PRP.