
Para Calixto, o serviço de transporte coletivo no município é de qualidade questionável.
A discussão sobre o transporte coletivo urbano em Rio Claro ganha um novo capítulo na Câmara Municipal. Tramita na Casa, projeto de autoria do vereador Sérgio Moracir Calixto (PRP) que dispõe sobre a autorização de exploração do serviço de van lotação como transporte alternativo complementar aos serviços de transporte coletivo municipal.
Ao apresentar a proposta, Calixto leva em conta com a maioria dos usuários rejeita a forma como o município trata o transporte coletivo urbano. “O usuário é forçado a pagar passagem com valor altíssimo – R$ 3,00 ou R$ 2,90 – e mesmo assim conta com serviço de qualidade questionável”, afirma o vereador ao citar que as pessoas perdem muito tempo nos pontos a espera do ônibus.
Na avaliação do parlamentar, possibilitar uma alternativa de transporte coletivo é uma obrigação dos gestores públicos já que a política adotada pelo setor sofre rejeição não apenas no âmbito municipal: “Os protestos em todas as regiões do país não deixam dúvidas que mudanças são necessárias neste setor”, sinaliza Calixto.
Para o vereador, ao disponibilizar o serviço de van lotação, a administração municipal concederia ao usuário o direito de escolha tornando o serviço de transporte coletivo mais democrático, competitivo e transparente. “Não adianta a prefeitura reduzir o valor da tarifa de R$ 3,00 para R$ 2,90. O problema não são apenas 10 centavos. O problema é o atraso constante dos ônibus, pontos sem cobertura expondo usuários aos efeitos do sol e da chuva e veículos que estão em desacordo com o que determina a licitação”, dispara Calixto. “Onde estão os ônibus com ar condicionado, chassi longo, piso baixo, entre outros itens que constavam no edital?”, questiona Calixto.
Ao avaliar o quadro geral, o parlamentar aponta que o número de passageiros não é o ideal na cidade por conta da qualidade do serviço prestado. “Ninguém quer ficar uma hora em pé no ponto a espera do ônibus”, alerta. “Na licitação, gestores públicos falaram que o setor utilizaria tecnologia de ponta e na prática nada mudou. Por isso defendo a implantação do serviço de van lotação. Temos de abrir a caixa preta do transporte coletivo, trazer mais profissionais para as ruas e diversificar a forma de atendimento”, afirma.