Onda de protestos que toma conta do país nos últimos dias, com foco nas tarifas do transporte coletivo urbano, consideradas abusivas por muitos usuários, foi abordada por Sérgio Moracir Calixto (PRP) na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 17.
Em sua fala, na tribuna do Legislativo, o parlamentar estendeu o convite que recebeu para toda comunidade para participar do movimento marcado para acontecer nesta quinta-feira, a partir das 17 horas, no Jardim Público. “Quero repassar o convite a todos cidadãos de bem desta cidade para protestarmos juntos contra o abusivo aumento que impera desde de janeiro deste ano”, afirmou.
Calixto, ainda no Plenário, enfatizou que a tarifa do transporte coletivo urbano de Rio Claro teve reajuste de 20% no início deste ano índice considerado por ele absurdo já que os aumentos salários não atingem nem metade deste índice. A tarifa custa atualmente R$ 3,00.
O vereador do PRP participou há dois meses do movimento Pula Catraca em Piracicaba, ação suprapartidária, onde estudantes inconformados com o abusivo aumento na tarifa de transporte coletivo externaram o sentimento de grande parte da comunidade.
Quanto a Rio Claro, Calixto afirmou ter elaborado requerimento através do qual questiona a administração municipal sobre por que a tarifa de transporte coletivo não ter sido reduzida levando-se em conta que a presidente Dilma Rousseff assinou medida provisória baixando o PIS e Cofins das empresas que atuam no setor. “Esta medida foi tomada para ajudar os prefeitos a diminuírem as tarifas em suas cidades. Se é que estas empresas pagam impostos corretamente”, avaliou.
Calixto defendeu também no Plenário a aprovação da Moção de Repúdio, a qual recebeu apoio dos demais vereadores, contra a Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 37 que retira o poder de investigação do Ministério Público. “Isso é inconcebível”, afirmou. “Esta PEC quer tirar a prerrogativa da promotoria de realizar investigações criminais restringindo-as, tão somente, às polícias Civil e Federal. Impedir a aprovação dessa propositura é dever de todos, irmanados que estamos no propósito de combater altos índices de criminalidade”, afirmou o vereador.