- Infraestrutura, Notícias

Casa Civil se manifesta quanto ao pedido de Calixto à retomada do transporte ferroviário

Compartilhe:

Articulações em várias frentes buscam credenciar Rio Claro no programa do governo paulista que trata da retomada do transporte ferroviário. Políticos e membros da sociedade civil organizada buscam ampliar o investimento inicial, previsto para o trecho de São Paulo-Americana, até Rio Claro. Ciente da importância do transporte ferroviário para as cidades do interior paulista, Sérgio Moracir Calixto apresentou requerimento o qual foi aprovado pela Câmara Municipal neste ano. O documento foi enviado para a governo paulista que respondeu através o secretário da Casa Civil Rubens Cury. De acordo com Cury, a Casa Civil levou a solicitação ao conhecimento da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos que manifestou-se através Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM da seguinte forma: “Atualmente a CPTM desenvolve, além do Trem Regional São Paulo-Jundiaí, estudos para ligações entre a Capital e a Baixada Santista, Sorocaba, Vale do Paraíba e Campinas. Em todos estes projetos é premissa da CPTM prever a sua continuidade em direção ao interior. Esta continuidade se dará em tempos e etapas distintos com base em futuros estudos a serem realizados com vistas a aferir a demanda de passageiros e o tipo de serviço adequado para o atendimento de cada região.

Assim, o estudo da extensão do Trem Regional São Paulo-Jundiaí em direção a outros importantes pólos do interior paulista, já está nos planos da CPTM e será detalhado e informado oportunamente”.

Conforme Calixto, a luta contínua. “Não podemos cruzar os braços, a história da ferrovia passa obrigatoriamente por Rio Claro. Entre outras realidades, temos duas oficinas em funcionamento que atuam no conserto de vagões”, completa o vereador.