Em sessão extraordinária, realizada na última quinta-feira, a Câmara aprovou projeto de autoria do Executivo que trata da doação de área do município para o Estado para a construção da Faculdade de Tecnologia, a Fatec. A proposta que foi aprovada em primeira discussão deverá retornar à pauta na sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 2 de setembro.
O assunto foi abordado por Sérgio Moracir Calixto na sessão da última segunda-feira, dia 26. “Será que Rio Claro vai perder mais de R$ 15 milhões só por causa do partido do governador que é divergente do partido do prefeito?”, questionou o vereador ao cobrar providências pela demora do envio do projeto ao Legislativo. “Parabenizamos o prefeito por conseguir trazer o Instituto Federal de Educação, mas queremos a Fatec também”, acrescentou o parlamentar ao utilizar a tribuna na abertura dos trabalhos.
Feita a solicitação, Calixto tomou ciência de que na mesma sessão o projeto deu entrada na Casa sendo votado em sessão extraordinária em primeira discussão na quinta-feira (29). Calixto observa que Rio Claro caminha a passos largos para entrar em uma nova era no setor da educação. “Com o Instituto Federal e a Fatec em pouco tempo rio-clarenses terão novas opções, de qualidade inquestionável, para completar os estudos sem precisarem recorrer a cidades vizinhas”, enfatizou.
Outro assunto abordado por Calixto na sessão ordinária da última segunda-feira diz respeito a necessidade de construção de creche no bairro Terra Nova. “Foi assinada parceria em novembro de 2011 e até agora não houve, por parte da prefeitura, a doação de área”, sinalizou o vereador ao referir-se da parceria entre o governo paulista e o município.
O parlamentar destacou a ação do deputado estadual Aldo Demarchi ao cobrar posicionamento do poder público municipal. “O deputado Aldo conseguiu três creches para Rio Claro que totalizarão mais 450 vagas e para ser construídas só depende das doações de áreas para que o Estado libere o dinheiro. E olha que são R$ 5 milhões”, afirmou Calixto ao lembrar que somente no Terra Nova, a creche com capacidade para 150 crianças vai auxiliar para reduzir o déficit de vagas no município atendendo a população que mais precisa.