
Carlos Marques participa das discussões sobre a recuperação e preservação do Rio Corumbataí na Câmara
Tramita na Câmara Municipal projeto assinado pelo vereador Sérgio Moracir Calixto que confere o título de Cidadão Emérito ao jornalista Carlos Marques, proprietário do portal Guia Rio Claro, pelo seu relevante trabalho prestado ao município.
No projeto, que deu entrada no Legislativo local na sessão ordinária da última segunda-feira, o parlamentar destaca Carlos Marques como sendo “um dos ícones da imprensa livre do nosso município”. Diz o texto: “informa de maneira livre o cotidiano do nosso município. Em tempos que querem calar a imprensa, pressionando os jornalistas de várias partes do mundo, em Rio Claro temos um portal na grande rede, para informar com liberdade as notícias do dia-a-dia”.
O projeto tramita nas comissões permanentes da Câmara Municipal antes de ser incluído na Ordem do Dia para votação no plenário.
Histórico
Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), Carlos Marques começou no mundo editorial ainda no período da faculdade, quando trabalhou por oito anos nas empresas do Grupo Abril, em São Paulo. Redator de Língua da Enciclopédia Larousse Cultural, sob coordenação editorial da escritora Rute Rocha, a primeira edição foi lançada em 1987, onde teve a oportunidade de trabalhar com jornalistas como Renato Pompeu, Ruy Carlos, Maria Adelaide Amaral. Ainda nesse período, colaborou em pesquisas da revista Veja, onde fez revisão de reportagens especiais.
Ao retornar para Rio Claro, entre 1991 e 1992 colaborou na reestruturação do Jornal Cidade, sendo responsável pela implantação inicial do processo de produção digital e informatização do jornal. No final de 1992, montou a Enfase – Assessoria & Comunicação, empresa dedicada à comunicação empresarial com foco em processos de controle de qualidade, atuando em periódicos e revistas de empresas como Multibrás (Whirpool), Brascabos, Expresso Limeira, TRW (Limeira), Bosch (Campinas/Curitiba), onde foi pioneira na edição de revistas dirigidas ao público interno e onde acumulou prêmios em campanhas de comunicação interna (Multibrás) e em trabalhos pioneiros usando a internet para otimizar fluxos de atendimento ao PDV da Tigre (Prêmio Anamaco/Expresso Limeira).
Em 1997, mantendo seu pioneirismo, simultaneamente ao UOL, a Enfase lança a primeira versão do Guia Rio Claro, um portal de informações e serviços utilizando a internet como meio de informação, entretenimento e serviços, que cinco anos depois se tornaria uma empresa independente. Desde então, com um padrão editorial independente , onde a opinião caminha lado a lado com a notícia, o portal acompanhou o crescimento da internet e vem se adaptando às mudanças que a tecnologia impõe ao meio digital.
Dentre as convicções que o deixam vaidoso do que conseguiu, Marques se destaca a capacidade de promover profissionais que hoje ocupam espaços interessantes em empresas e agências de nome nacional, tendo contribuído para exportar rio-clarenses para empresas como as do grupo Abril, McCann Erickson, DM9, Bosch e tantos outros que escolheram a careira solo e hoje dividem o mercado profissional da nossa cidade.
Apaixonado pelo design editorial de conteúdo, durante quatro anos (48 edições mensais), manteve e disputou o mercado de revistas com a Drops, publicação de alta qualidade editorial e dirigida ao público segmentado, onde atingiu uma tiragem de 20.000 exemplares, distribuídos para moradores de condomínios de Rio Claro, Piracicaba, Limeira e Araras.
Com uma visão sempre polêmica e um tanto ácida sobre os resultados obtidos no campo da política municipal, do jornalista Carlos Marques pode se dizer tudo, menos que não tem opinião e audácia ao dar para a notícia um viés pouco comum na imprensa da cidade. Entre as características do seu trabalho, o jornalista se destaca por ser incansável no bom combate, apostando acima de tudo na inteligência dos seus leitores.