O vereador e Segundo Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Claro, Hernani Leonhardt (MDB) e a ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB) foram homenageados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na tarde desta terça-feira, 25/04. A solenidade, ocorrida no auditório Paulo Kobayashi, agraciou o parlamentar e a ex-vereadora com um Certificado de Agradecimento expedido pelo Movimento Vibrar com Parkinson, em reconhecimento às conquistas alcançadas em prol da cidadania, inclusão e participação social. Ambos foram representados pelo chefe de gabinete do vereador Hernani Leonhardt, Thalison Mendes.

Vereador Hernani Leonhardt (MDB) e a ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB)
Em Rio Claro, o vereador Hernani Leonhardt e a ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme são os autores da Lei Municipal nº 5.430, que instituiu a “Semana Municipal de Conscientização da Doença de Parkinson – Tulipa Vermelha”, a ser realizada, anualmente, na primeira semana do mês de abril. De acordo com a lei aprovada, em vigência desde 2020, a campanha possui o objetivo de “inserir a temática na comunidade como um todo; despertar os variados profissionais existentes na sociedade para o fato de que seus diferentes conhecidos podem contribuir para o fornecimento de qualidade de vida e o retardamento de sintomas; provocar a reflexão de que inúmeras situações constrangedoras e discriminatórias vividas por pessoas com Parkinson podem ser evitadas com a divulgação e debate amplo da patologia e seus sintomas”, entre outros.
O Movimento Vibrar com Parkinson, idealizado pela cientista e pesquisadora Dra. Danielle Lanzer, diagnosticada com Parkinson de Início Jovem, aos 36 anos de idade, teve seu início em julho de 2014. O “ponta pé” inicial da campanha de divulgação da doenã de Parkinson foi dado com o apoio da modelo e apresentadora DAniella Cicarelli, que vestiu a camiseta do projeto e permitiu a divulgação em redes sociais.
“Amor, respeito e cuidado fazem parte do tratamento. O melhor remédio é a informação.”