A Passarela do Samba de Rio Claro – ou Espaço Multiuso, como deverá ser chamado o local – recebeu pela primeira vez os desfiles das escolas de samba da Cidade Azul. Localizada no canteiro central da Avenida Brasil, abrangendo os bairros Floridiana, Jardim América e Arco Íris, a passarela é fruto de emenda parlamentar conquistada pelo vereador Hernani Leonhardt (MDB) em 2017, no início de seu primeiro mandato no Legislativo rio-clarense.

Vereador Hernani Leonhardt (MDB)
De acordo com Hernani, os recursos vieram através do então deputado federal Nelson Marquezelli (PTB) por meio do Programa de Projetos de Infraestrutura Turística, do Ministério do Turismo.
Presente nos três dias de desfiles, Leonhardt destacou a importância do Carnaval para a cultura e para a economia de Rio Claro. “Gestores passados erraram ao ignorar a força do nosso Carnaval. Entre todas as ramificações culturais existentes em Rio Claro, certamente o Carnaval é a mais enraizada. Em apenas três dias, levamos cultura, bem-estar e renda para milhares de pessoas”, avalia o vereador.
Sobre a passarela, Hernani falou sobre o legado da obra. “Hoje é o Carnaval. Mas já tivemos encontro de carros, shows e diversas outras atividades. A avenida, inclusive, é constantemente utilizada aos finais de semana por famílias, que levam suas crianças para andarem de bicicleta, patins ou apenas para um piquenique e uma caminhada. O Carnaval com certeza é a cereja do bolo deste espaço, mas ele está à disposição de toda a população, durante o ano todo”, concluiu.
Outro ponto destacado pelo parlamentar, é referente à iluminação. “Desde o início da obra, venho cobrando que a segunda parte do projeto fosse executada, que é justamente a iluminação fixa do local. Agora, com os esforços do prefeito Gustavo Perissinotto, o espaço também poderá ser utilizado durante a noite, já que os pontos de luz instalados para o carnaval não serão mais removidos. “Apesar de receber os desfiles das escolas de samba somente esse ano, a passarela “debutou” oficialmente em 2020, quando recebeu o Bloco CarnaFolia, com trio elétrico, DJ’s e cantores.
De acordo com os organizadores, cerca de mil pessoas participaram do evento de estreia da passarela.