Rio Claro avança a passos largos para contar com Campus do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de São Paulo, o IFSP. O vereador Julinho Lopes, que conta com apoio do Progressistas SP para tornar este sonho realidade, esteve nesta quinta-feira, 28/7, no Campus de Salto onde foi recebido pela diretora-adjunto, Seila Vasti Faria de Paiva.

Julinho Lopes e a diretora do IFSP de Salto, Seila Paiva
No encontro, Julinho Lopes relatou, inicialmente, que a portaria de autorização de funcionamento do Campus Rio Claro, do IFSP, foi assinada no último dia 10 de junho. A cerimônia foi realizada em Brasília, no gabinete do Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga.
A articulação para que Rio Claro possa receber um Campus do IFSP começou em dezembro do ano passado. Em Brasília, estiveram reunidos o prefeito Gustavo Perissinotto, o vereador Julinho Lopes, o presidente do Progressistas SP Maurício Neves e o reitor do IFSP, professor Silmário Batista dos Santos. A comitiva foi recebida pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
As tratativas avançaram e no último dia 10 de junho, Julinho Lopes retornou a Brasília onde foi assinada a portaria autorizando o funcionamento do campus em Rio Claro. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica Tomás Dias Sant’Ana, o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos e o pró-reitor José Roberto da Silva compareceram na cerimônia..

Julinho Lopes e a diretora do IFSP de Salto, Seila Paiva
Nesta semana, Julinho Lopes esteve em Salto para apurar como foi definida a grade de cursos de educação profissional e tecnológica. O instituto, que entrou em funcionamento naquela cidade em março deste ano, conta atualmente com 900 alunos.
Para a diretora Seila Paiva, Julinho Lopes externou que o IFSP Rio Claro vai beneficiar 800 estudantes e também observou que está atento à montagem da grade de cursos para que os mesmos estejam alinhados à realidade do mercado de trabalho da cidade e região.
“Temos em nossa região o maior polo cerâmico do país. Entendemos que o IFSP precisa levar em conta esta realidade na hora de definir quais cursos serão disponibilizados”, disse o vereador. “A Fatec está em fase de construção em nossa cidade. Entendemos também que os cursos de graduação do instituto podem de alguma forma ser uma extensão destes estudos”, exemplificou Julinho Lopes a Seila Paiva.
O Campus Rio Claro do IFSP vai ser instalado no prédio que sediou as antigas instalações da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), localizado na Rua 11, no bairro Santana. A área, encontra-se deteriorada, já pertence ao instituto e vai precisar ser recuperada.