A Câmara Municipal realizou solenidade na noite da última quarta-feira, 27/7, para a entrega da Medalha Produtor Rural do Ano. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Julinho Lopes (Progressistas) que também contou na Mesa Principal com o secretário municipal de Governo, Antonio Fernando David Tu Reginato, que na ocasião representou o prefeito Gustavo Perissinotto, o vereador Geraldo Voluntário (MDB) e o presidente da Associação dos Apicultores, Antônio Viscainho.

Entrega da Medalha Produtor Rural do Ano reúne famílias do campo no Plenário da Câmara Municipal
Julinho Lopes, na abertura da solenidade que marca o dia do Produtor Rural, lembrou que a agricultura familiar é responsável pela geração de 77% dos empregos do país atualmente. “Deixo aqui meu agradecimento a todos vocês que levantam quatro horas da manhã para cuidar do nosso alimento”, comentou. “É uma felicidade podermos estar novamente reunidos aqui com vocês após a Pandemia”, salientou o vereador ao citar investimentos para o setor, como a conquista de uma Pá Carregadeira para melhorar as condições das estradas rurais e recursos para a implantação da Casa do Mel em Rio Claro, obra em andamento.
Primeiro secretário municipal de Agricultura de Rio Claro, em 2005, Tu Reginato lembrou que a Prefeitura está implantando o AgroFácil para acelerar os processos dos agricultores. “Estamos percorrendo a zona rural, junto com o prefeito Gustavo, para verificar as necessidades de melhorias nas estradas para facilitar o escoamento da produção agrícola”, disse o secretário. “Parabenizo todos os homenageados desta noite bem como os demais que diariamente trabalham arduamente no campo”, acrescentou.
Geraldo Voluntário observou, por meio dos homenageados, que a agricultura familiar em Rio Claro retrata o trabalho de famílias de geração para geração. “Valorizar os nossos produtores rurais é motivo de orgulho”, afirmou.
Antônio Viscainho discursou sobre a produção de mel no município. Agradeceu o deputado federal Guilherme Mussi, que por intermédio do vereador Julinho Lopes enviou recurso para a construção da Casa do Mel, no Distrito Industrial, e citou um dos homenageados que atua no ramo: “O Degmar Lopes é um apicultor completo, produz mel que é vendido para todo o Brasil. Rio Claro tornou-se referência nacional com relação às abelhas”, pontuou.
Biografias dos homenageados
Mauro Rodrigues de Camargo: nascido e criado na Chácara Beija Flor, em Rio Claro, há 71 anos, desenvolve atividades agrícolas iniciadas pelo pai. Casado com Leonice Deliberali Rodrigues de Camargo há 41 anos, tem três filhos: Danuza Rodrigues casada com Laerte Callore, Andreza Rodrigues casada com Almir Freitas Vieira e o caçula Adailton. Mauro tem duas netas, Lorena e Eloisa. Cultiva e comercializa cebola, alface, banana, inhame, brócolis, repolho entre outras hortaliças. O diferencial é que todos os produtos são orgânicos. Hoje a produção atende Rio Claro e o Programa da Agricultura Familiar.
Degmar Lopes de Oliveira, representado pelo seu irmão Gilmar e o filho Pietro: com uma visão de empresário, carrega nas veias o empreendedorismo. Nascido em Rio Claro, iniciou os trabalhos de apicultor com o seu pai, o seu Ademar, com apenas seis anos de idade. Hoje tem 800 colmeias espalhadas em diversas cidades produzindo 17 toneladas de mel/ano, atendendo Rio Claro na merenda escolar e exportando para outros países. Além do mel, Degmar tem uma marcenaria que produz e vende caixa de abelhas e uma distribuidora de frutas e legumes. É casado com Virginia Maria Alves e tem dois filhos, Pietro de 13 anos que trabalha com o pai desde os nove anos, e Lorenzo de três anos.
Irmãos Botacin:
– Sandra Botacin de Godoy é rio-clarense, casada, filha de Célia Tessari Botacin, e mãe de Ana Carolina Botacin de Godoy. Sandra trabalha desde os 10 anos, junto aos seus familiares no Sítio Santa Luzia no cultivo de hortaliças, legumes e verduras. Sandra é responsável por decidir o que e quando plantar, sempre embasada no conhecimento do desenvolvimento da cultura e das mudanças climáticas visando bons resultados. Durante a pandemia encontrou no sistema Delivery, alternativa para escoar a produção rural e para que os produtos fresquinhos não faltassem no prato da nossa população. Modalidade essa, que mesmo no período pós-pandemia continua oferecendo semanalmente para o distrito de Ajapi e as demais regiões de Rio Claro.
– Angélica Botacin Bellan é rio-clarense, casada, filha de Célia Tessari Botacin, e mãe de Lais Helena Bellan. Angélica trabalha desde os 10 anos, junto aos seus familiares no Sítio Santa Luzia no cultivo de hortaliças, legumes e verduras. O amor ao cultivo da terra é uma herança de seu bisavô que iniciou com o plantio de arroz e milho, e posteriormente com a produção de fubá. O transporte e a distribuição da produtividade eram realizados na época, através de carroças de tração animal. Angélica está presente todas as terças e sextas-feiras na Feira do Produtor Rural oferecendo alimentos fresquinhos e de qualidade, para todos os amigos e consumidores de nosso município.
– Rosângela Botacin Bortolin é rio-clarense, casada, filha de Célia Tessari Botacin. Rosângela também iniciou suas atividades profissionais com apenas 10 anos, junto aos seus familiares no Sítio Santa Luzia no cultivo de hortaliças, legumes e verduras. Rosângela é responsável pela distribuição diária das verduras e legumes nos supermercados, restaurantes e Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Claro – CAF. Rosângela inicia suas atividades às 5 da manhã, horário que o caminhão começa a realizar distribuição dos alimentos para o abastecimento da população.
– Pâmela Karine Botacin é rio-clarense, solteira, filha de Célia Tessari Botacin. Pâmela iniciou suas atividades profissionais com 11 anos, em seu contraturno escolar, junto aos seus familiares no Sítio Santa Luzia no cultivo de alface, couve, almeirão, cheiro verde, rúcula, chicória, hortelã, brócolis, salsinha, coentro, mandioca, espinafre, cenoura, jiló e beterraba. Pamela é responsável pelo setor financeiro e fiscal do empreendimento familiar e ressalta que o convívio no cotidiano entre os irmãos e colaboradores é de completa harmonia, onde impera o amor e o respeito.
– Ayrton Luiz Botacin é rio-clarense, solteiro e filho caçula da senhora Célia Tessari Botacin. Desde um ano de idade, já acompanhava sua mãe quando realizava trabalhos de cultivo da terra, no Sítio Santa Luzia. Ayrton cresceu junto com o empreendedorismo da família Botacin e também optou por trabalhar junto aos seus familiares. Ayrton inicia suas atividades às 7h da manhã, é responsável pela colheita dos alimentos e quando necessário realiza também plantio das hortaliças, legumes e verduras. A dedicação de Ayrton é inspirada em sua mãe, irmãs e principalmente no avô Fermino.
Galeria de fotos: