- Ação Parlamentar, Notícias

Atendimento a idosos é tema de encontro em Cotia, confirma parlamentar

Compartilhe:

Dar condições dignas de vida àqueles que muito já contribuíram com a força do trabalho na juventude ou fase adulta. A partir deste ponto, o vereador Adriano La Torre (Progressistas), autor do projeto de lei que instituiu a Semana Municipal de Capoterapia, esteve em Cotia onde reuniu-se com a diretoria da Assistência Social Santo Antonio (ASSA) que dá suporte para o funcionamento do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos. A visita aconteceu na última terça-feira, 5/7.

Vereador La Torre esteve reunido com a diretoria da ASSA em Cotia

La Torre foi recebido pela presidente da ASSA, Cristina Silva, a administradora Kellen Garcia e a conselheira Cláudia Grande. Rio Claro também esteve representada no encontro pela assessora municipal de Defesa dos Direitos dos Idosos, Josicleide Ferreira Sobreira e o professor Milton Aparecido Soares, mais conhecido como instrutor Miltinho que trabalha com a Capoterapia.

O vereador de Rio Claro, La Torre, conheceu as instalações e tomou ciência de que o Centro de Convivência conta com ampla rede de atendimento que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas onde idosos recebem atenção na parte alimentícia, com café da manhã e almoço, e ainda podem participar de 30 oficinas diferentes. Entre elas: pintura em tela, artesanato, hidroginástica, pilates, zumba, coral, dança de salão, cidadania entre outras. O serviço é 100% gratuito para 450 pessoas com idades igual ou superior a 60 anos. “Temos aqui dentro das nossas instalações uma unidade de saúde que atende toda a comunidade mas dá prioridade aos idosos”, explicou Cristina Silva.

La Torre apresentou a Lei Municipal 5.342/2019, que trata da Semana de Capoterapia em Rio Claro, e, explicou como os trabalhos são desenvolvidos. “Os movimentos adaptados que integram a Capoterapia melhoram o desempenho cardiorrespiratório e a capacidade pulmonar dos idosos. Essa ação contribui com o sistema público de saúde, reduzindo filas em hospitais, prontos socorros bem como o consumo de medicamentos por parte dos idosos”, detalhou o vereador ao salientar que o envelhecimento da população é uma tendência mundial.

A diretoria da ASSA agradeceu a visita da comitiva local por entender que somente através da troca de experiências bem sucedidas é que as ações em prol o bem estar dos idosos podem avançar em todo o Estado.