- Ação Parlamentar, Notícias

Parlamentar articula apoio da Unesp em busca da verdade sobre os túneis secretos

Compartilhe:

Na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira, 9/5, o vereador Moisés Marques (Progressistas), por meio da apresentação de requerimento, reabriu a discussão sobre os supostos túneis secretos em Rio Claro.

Moisés Marques – vereador Progressistas

O assunto que intriga os moradores da cidade desde 1990, época em que a reforma de um casarão construído na Rua 6, entre as Avenidas 1 e 2, no Centro, revelou a existência de uma estrutura subterrânea de grande porte. A abertura de três metros de altura se estendia por 20 metros debaixo de casas e ruas.

“Vamos em busca da verdade”. A frase é de Moisés Marques que externou aos demais vereadores no Plenário da Câmara que mesmo antes de se tornar vereador ouviu muitas histórias sobre os referidos túneis. “Com a ajuda da Unesp vamos poder fazer a leitura do solo e desta forma desvendar este mistério de uma vez por todas. Caso existam, os túneis são patrimônio histórico de nosso município e deve ser estudado e registrado junto aos órgãos competentes como o Arquivo Público Municipal. Uma importante ação de geopolítica”, acrescenta o parlamentar ao afirmar que os estudos com este aparelho vão ter início pela Praça da Liberdade.

Ao detalhar a ação que pretende desenvolver neste assunto, Moisés Marques observa que o primeiro passo é verificar se os túneis são reais ou não. “A verdade vai aparecer”, afirma o vereador. Se ocorrer a confirmação, pontua o parlamentar, o segundo passo será verificar as condições que estes túneis se encontram para somente a partir daí solidificar as novas etapas que podem abrir a possibilidade de atração turística para a cidade. “Por isso, estou solicitando que as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo acompanhem o trabalho passo a passo”, frisou.

Moisés Marques acredita que em 45 dias a Unesp vai ter a possibilidade de utilizar o aparelho de leitura do solo para iniciar os trabalhos. “De uma forma ou de outra, esse assunto que sempre vem à tona em rodas de conversas da nossa cidade, vai ser esclarecido e o principal: sem custo para o município”, completa o vereador. Na Unesp, Moisés Marques mantém contato com o professor César Augusto Moreira do Departamento de Geologia.