O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, Hernani Leonhardt (MDB), representou o Poder Legislativo na live de abertura do ano letivo realizada na tarde desta quarta-feira, 02, pela Secretaria Municipal da Educação. Além de Leonhardt, a transmissão contou com a presença da Secretária Municipal da Educação, Valéria Velis, e do professor Vinicius Pimenta, presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB. Após a fala das autoridades, foi realizada a Aula Inaugural, que tradicionalmente representa a abertura oficial do ano letivo. O tema abordado foi “O Processo Pedagógico: Perspectivas para as aprendizagens de todos os estudantes.”

Vereador Hernani Leonhardt (MDB), Secretária Municipal da Educação, Valéria Velis, e o professor Vinicius Pimenta, presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB
Em sua fala, Hernani enfatizou a participação da Câmara no processo de construção do retorno presencial das aulas. “Destaco o papel da Câmara Municipal, que desde a legislatura passada vem cobrando incessantemente o retorno das aulas, com todas as medidas sanitárias necessárias. Aprovamos todos os projetos de créditos suplementares encaminhados pelo Executivo, para aquisição de equipamentos e investimentos, dando condições da Secretaria Municipal da Educação planejar e executar suas ações.”, concluiu.
Com a ampliação do número de vacinados e a redução do número de infecções pelo coronavírus, a Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro acelerou os trabalhos de planejamento das ações para o retorno às aulas presenciais de 100% dos alunos. “O diferencial para o próximo ano é pensar em ações muito específicas em decorrência do tempo em que os estudantes permaneceram com atividades educativas não presenciais”, observa a secretária municipal da Educação, Valéria Velis. Neste sentido, a secretaria irá orientar seus profissionais para o reforço escolar. “Já estão sendo pensadas estratégias para o reforço que ocorrerá em interlocução com os demais projetos da escola, para auxiliar na aprendizagem dos estudantes com dificuldade em acompanhar o conteúdo do ano que estiverem cursando”, explica Valéria.
O retorno das aulas 100% presenciais na rede pública municipal é a partir do dia 7 de fevereiro, segundo informou a Prefeitura de Rio Claro.