- Infraestrutura, Notícias

Moradores do Jardim Nova Rio Claro buscam apoio na Câmara por asfalto

Compartilhe:

A pedido da comissão de moradores do Jardim Nova Rio Claro, a Câmara Municipal realizou reunião na manhã desta segunda-feira, 25/10, um encontro coordenado pelo presidente José Pereira dos Santos. A reunião também contou com as presenças de vereadores e do secretário municipal de Administração, Rogério Marcheti. Na pauta, o projeto de autoria do Executivo que visa o empréstimo de até R$ 75 milhões para obras de infraestrutura.

Reunião entre vereadores, secretário municipal Rogério Marcheti e moradores do bairro Jardim Nova Rio Claro

“Estamos fincando uma bandeira aqui na Câmara. Vamos acompanhar a votação deste projeto e a aplicação deste recurso passo a passo”, disse o morador Fernando Campanha após enumerar as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelas famílias que moram no Jardim Nova Rio Claro por conta da poeira, nos dias quentes, e da lama nas épocas de chuvas.

A moradora Elizdete de Souza Puito observou que o município tem “uma dívida com o Nova Rio Claro” ao referir-se sobre o Centro de Ressocialização Masculino (CRM) implantado no bairro. “Queremos saber qual é a atenção que teremos dos gestores públicos neste momento em que se discute o empréstimo volumoso para investimento em asfalto”, questionou.

Para Gilson dos Santos de Oliveira, representante do bairro, ao investir na pavimentação asfáltica do Nova Rio Claro, a Prefeitura terá retorno em vários setores, principalmente o da Saúde, com a diminuição do número de pessoas que acessam a rede pública por conta de problemas respiratórios constantes.

Ao representar o prefeito Gustavo Perissinotto, na reunião, o secretário Rogério Marcheti afirmou que “seria um ato de crueldade” tirar o Jardim Nova Rio Claro da lista de bairros que poderão ser beneficiados com obras de infraestrutura caso o projeto seja aprovado pela Câmara Municipal. “Quem decide os locais onde as obras serão feitas é o Executivo, mas sempre com as indicações feitas pela Câmara. Os vereadores são os agentes públicos mais próximos da comunidade”, disse o secretário.

Rogério Marcheti defendeu a aprovação do empréstimo para que Rio Claro tenha condições de investir no setor de infraestrutura onde a demanda é crescente. “Só para vocês terem uma ideia, 85% do que a Prefeitura arrecada são gastos em despesas de custeio de manutenção das atividades dos órgãos da administração municipal, como as despesas com pessoal – que hoje está em 51%, aquisição de bens de consumo, serviços de terceiros, manutenção de equipamentos, despesas com energia elétrica, telefone, combustível e outras”, disse o secretário. “Sobra quase nada para obras de infraestrutura”, ressalta Marcheti.

Participaram do encontro junto com o presidente José Pereira os seguintes vereadores: Geraldo Voluntário (MDB), Julinho Lopes (Progressistas), Adriano La Torre (Progressistas), Hernani Leonhardt (MDB), Irander Augusto (Republicanos), Rafael Andreeta (PTB), Alessandro Almeida (Podemos), Serginho Carnevale (DEM) e Diego Gonzalez (PSD). Os vereadores Thiago Yamamoto (PSD), Val Demarchi (DEM), Rodrigo Guedes (PSL), Sivaldo Faísca (DEM) e Vagner Baungartner (PSDB) foram representados por seus assessores. “Agradeço aqui a todos os vereadores que atenderam, prontamente, ao chamado dos moradores do Jardim Nova Rio Claro”, completou José Pereira.