- Infraestrutura, Notícias

Com agenda no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, vereadores articulam investimentos para Rio Claro

Compartilhe:

Vereador e vice-presidente da Câmara, Hernani Leonhardt (MDB) articula recursos para viabilizar projeto do Centro de Inovação Tecnológica para Rio Claro.

Os vereadores Hernani Leonhardt (MDB) e Sivaldo Faísca (DEM) reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 6/10, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em Brasília, Distrito Federal. A pauta da reunião foi a entrega do projeto para viabilização do Centro de Inovação Tecnológica, que ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Governo de Rio Claro.

O encontro foi fruto de uma articulação envolvendo a Câmara Municipal e a Fundação Pública Municipal “Ulysses Silveira Guimarães” – FUNDUSG, por meio de seu presidente, Bruno Oliveira, também presente na agenda. A comitiva Rio-Clarense foi recebida pelo assessor especial da pasta, Gladson Nascimento, representando o Ministro de Estado, Marcos Pontes.

De acordo com o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Hernani Leonhardt, o projeto para Rio Claro visa fomentar o desenvolvimento de ideias e atrair investimentos para o município. “Quando recebi o projeto das mãos do Secretário Municipal de Governo, Anderson Christofoletti, fiquei bastante entusiasmado. A proposta é criar uma espécie de incubadora de ideias, envolvendo instituições de ensino, de pesquisa, além de toda a comunidade empresarial. Dessas ideias surgirão projetos de inovação, que certamente atrairão olhares de investidores, principalmente de start-ups.”, finalizou.

Faísca também destacou a importância de um local integrado de ideias. “É algo parecido com um coworking, só que público. Com essa integração será possível disseminar conhecimento e informação relacionados ao empreendedorismo criativo, inovação e tecnologia ”, pontuou.

Bruno Oliveira, presidente da FUNDUSG, ressaltou a necessidade do investimento em tecnologia como formador de oportunidades. “Para a FUNDUSG é muito importante que Rio Claro conte com um Centro de Inovação Tecnológica. Com a vinda de um espaço como esse para nossa cidade quem ganha é a população, que começará a perceber os benefícios da tecnologia na educação e geração de oportunidades. ”

Os vereadores confirmam que o projeto agora está devidamente protocolado junto ao Ministério, que sinalizou positivamente para apreciação e liberação dos recursos necessários. “A recepção no Ministério foi a melhor possível. Após a análise da proposta pelo departamento de projetos da pasta, teremos uma grande chance de conseguir os investimentos federais necessários para tirar essa ambiciosa ideia do papel”, concluiu Hernani.