- Homenagem, Notícias

Inauguração de nova escola abre espaço para Câmara homenagear Tavinho Chiossi

Compartilhe:

“Saiu da vida para entrar para a história”. Com essa frase, o presidente da Câmara Municipal, José Pereira dos Santos, presta justa homenagem ao saudoso Octávio José Chiossi, conhecido carinhosamente como Tavinho, que vai se eternizar ao dar o nome para a nova escola municipal do Jardim Novo I. A homenagem, que também leva a assinatura do vereador Hernani Leonhardt, consta no Projeto de Lei que será votado pelo Legislativo na sessão ordinária da próxima segunda-feira (28).

Nova escola municipal foi inaugurada no Jardim Novo I
Crédito: Luciano Calligaris Junior

A Prefeitura Municipal inaugurou nesta quarta-feira (23) a escola que vai atender 600 alunos do 1º ao 5º ano. Com o novo prédio, o município deixa de pagar aluguel e o transporte escolar dessas crianças. É a escola mais perto de casa.

Falecido em 18 de julho de 2020, aos 83 anos, o nome de Tavinho Chiossi é referência à classe política quando o assunto é dedicação, transparência e lealdade. Professor de Educação Física, o homenageado teve carreira vitoriosa na vida pública ao se posicionar como defensor da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara Municipal.

“É um expoente da política em Rio Claro. Soube como poucos resolver conflitos e por onde passou e multiplicou amigos com seu jeito simples de viver a vida e exercer o papel que o consagrou ao longo das décadas: o de vereador”, disse o atual presidente José Pereira na última sessão ordinária, realizada dia 21 de junho.

Filho do também saudoso vereador José Carlos Leonhardt, o popular Zé Crinka, Hernani Leonhardt fala sobre homenagear Tavinho Chiossi e exaltar a história do homem que dignificou o parlamento. “Ele foi vereador junto com meu pai. Vi de perto a firmeza do homem que conhecia como poucos os caminhos para resolver questões relacionadas ao bem da nossa cidade”, recorda-se Hernani.

Por intermédio de José Pereira e Hernani Leonhardt, em julho de 2019, Tavinho Chiossi recebeu em sua casa o título de Cidadão Emérito. Na ocasião, o ex-presidente da Câmara deixou sua última mensagem: “A vida pública só se justifica se for para agir em prol do bem da coletividade”.

 

 Biografia

Nasceu em Corumbataí.

Filho do casal Octávio e Maria Chiossi tem como irmãos Maria Aparecida , Maria do Carmo , Rafael (in memorian) e José Maria.

Iniciou sua vida escolar no Jardim de Infância na Casa de Nossa Senhora. Cursou o primário no Grupo Escolar Irineu Penteado e deu sequência em Campinas no Colégio Ateneu. Concluiu o colegial na Escola Estadual Joaquim Ribeiro em Rio Claro.

Formou-se em Educação Física ao cursar faculdade em São Carlos.

Em 1966 casou-se com Teresa Mori Chiossi. O casal teve dois filhos: Daniela e Fábio (in memorian).

Lecionou em diversos estabelecimentos de ensino. Entre eles, Joaquim Ribeiro, Chanceler, Indáia, Odilon Corrêa e Irineu Penteado.

Iniciou sua trajetória política em 1970. Foi eleito vereador e reeleito para mais quatro mandatos. Por duas vezes presidiu a Câmara Municipal.

A paixão pela política foi sua marca no Parlamento. Seu gabinete, seja de vereador ou de presidente do Legislativo, sempre permanecia aberto onde recebia sempre todas as pessoas sem distinção.

Um dos projetos, de sua autoria, resultou na realização do primeiro concurso para a contratação de professores e diretores de todo o país, o qual muito se orgulhou.

Presidiu a Sociedade Philarmônica Rioclarense por dois mandatos.