Na sessão ordinária desta segunda-feira (10), a situação dos moradores de rua em Rio Claro foi tema de dois requerimentos apresentado por vereadores.
O vereador Val Demarchi (DEM) apresentou o requerimento 1393/2021, no qual afirma que houve aumento da população de rua na cidade. O vereador pede que a Administração Municipal encaminhe para a Câmara quais ações têm sido realizadas para auxiliar as pessoas que estão vivendo nas ruas.
“O número de pessoas nessa condição aumentou muito na cidade, é visível. Sabemos que os fatores para que estas pessoas estejam nas ruas podem ser diversos, desde a falta de moradia fixa até problemas familiares. Porém, estamos em tempos de pandemia, além de ser uma questão humanitária”, afirmou Val Demarchi.
No requerimento 1392/2021, o vereador Thiago Yamamoto (PSD), solicita à Secretaria de Desenvolvimento Social que providencie um diagnóstico sobre a população em situação de rua, respondendo aos seguintes questionamentos: qual a estimativa da quantidade de pessoas em situação de rua em Rio Claro; qual o perfil dessa população; quais as políticas públicas do município para pessoas em situação de rua e qual o planejamento para implantação de novos projetos para atender a esta população.
“A situação de vulnerabilidade social que as pessoas que vivem nas ruas se encontram ocasiona diversos problemas, dentre eles, o mais abrangente é a questão de segurança pública. Se faz necessário que o poder público amplie o atendimento dessa população com ações efetivas”, finalizou Thiago Yamamoto.