A secretária de Saúde de Rio Claro, Giulia Puttomatti, esteve reunida com os vereadores na tarde desta quarta-feira (24), no Plenário, para falar sobre a situação do município no combate à pandemia. Giulia assumiu a direção da Fundação Municipal da Saúde no dia 18 de março.
A secretária trouxe informações das ações que estão sendo tomadas desde que assumiu o comando da Secretaria e afirmou que não existe espera de pacientes nos corredores das unidades e que todos estão sendo atendidos.
Em relação ao oxigênio, Giulia disse que o município possui uma reserva de 60 cilindros e que planos e estudos já estão sendo realizados para garantir que não falte oxigênio para a população.
Outro assunto debatido foram os EPIs – equipamentos de proteção individual. No momento, existe um alto consumo desses materiais. “Precisamos elaborar estratégias para a aquisição de equipamentos, pois, devido à demanda, houve um aumento em cerca de 40% nos custos para aquisição”, afirmou.
Sobre a necessidade de entubação de pacientes, a secretária disse que, no início de março, a média era de três entubações por dia e que, hoje, a média é de nove.
“Outro agravante foi que a nova cepa trouxe novas demandas, como as complicações renais, o que faz com que os pacientes, além de entubação, necessitem de hemodiálise”, contou.
A secretária também informou que no próximo domingo, 28 de março, acontecerá um concurso público para a contratação de médicos, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde.
Sobre as medidas adotadas para os atendimentos a outros casos de doenças e enfermidades, ela disse: “a rede de Saúde tem que estar aberta para atender a população, por isso as USFs (Unidade de Saúde da Família) e UBS’s (Unidade Básica de Saúde) contam com a presença de médicos que continuam fazendo os atendimentos”, disse ao confirmar que as unidades estão abertas.
A Fundação de Saúde, nos próximos dias, dará início a uma campanha de conscientização com uso de carro de som sobre a importância da adoção dos protocolos de prevenção e higiene.