- Ação Parlamentar, Notícias

Parlamentar defende recursos federais para estação de tratamento de água

Compartilhe:

Nesta quinta-feira (18) o vereador Julinho Lopes esteve com o prefeito Gustavo Perissinotto e o superintendente do DAAE Osmar da Silva Junior em reunião com Pedro Maranhão, secretário nacional de saneamento para tratar de dois assuntos fundamentais para a qualidade de água de Rio Claro: a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) 1 e sistema de tratamento de lodo da ETA 2.

Vereador Julinho Lopes,  prefeito Gustavo Perissinotto, superintendente do DAAE Osmar da Silva Junior e Pedro Maranhão, secretário nacional de saneamento

O prefeito informou que a ETA 1 pode parar de funcionar a qualquer momento, em razão da estrutura física. A ETA 1 abastece 40% da população e, portanto, sua paralisação permanente causaria um caos no abastecimento de água de Rio Claro.

Em relação ao sistema de tratamento de lodo da ETA 2, o superintendente Osmar destaca que a obra vem sendo cobrada pelo Ministério Público há anos e, em 2017, o município assinou compromisso de realizar a obra, mas até agora não fez.

Sem recursos financeiros para realizar as obras, o município de Rio Claro está pleiteando ao governo federal uma verba da ordem de R$31 milhões.

“Como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e integrante do Conselho Fiscal do PCJ estou acompanhando de perto a necessidade da realização urgente destas ações e estamos na busca por soluções e recursos”, conclui o vereador Julinho Lopes.