- Notícias, Saúde

Nova USF ratifica apoio federal em prol da saúde pública de RC

Compartilhe:

Facilitar o acesso dos usuários à rede pública de saúde. É com este objetivo que o vereador Julinho Lopes (Progressistas) articulou parceria entre os governos federal e municipal com o intuito de concluir obras que estavam abandonadas. Neste sábado, 1º de junho, a Prefeitura de Rio Claro vai realizar solenidade de entrega da Unidade Saúde da Família (USF) do São Miguel que leva o nome de Jorcelindo Quintino da Silva.

Julinho Lopes na USF São Miguel

Para o vereador, as ações dentro da política só se justificam se as demandas da população forem atendidas. Nesse sentido, ele recorda-se das reuniões no bairro Oreste Armando Giovanni onde constatou que a implantação de unidade de saúde encabeçava a lista de prioridades das famílias que residem naquela região.

De acordo com o parlamentar, esta localidade conta com número elevado de crianças e idosos que até então tinham de se deslocar para localidades distantes em busca do atendimento médico. Muitas dessas vezes, pontua o vereador, apenas para fazer agendamento.

A inauguração da USF na Avenida 62-A, 1750, com Rua 18-A encerra ciclo de trabalhos que teve início junto aos moradores e estendeu-se até Brasília. Com o prazo encerrado à conclusão da obra, devido ao estado de abandono herança do governo anterior, Julinho Lopes entrou em contato com equipe do Ministério da Saúde e a partir daí desencadeou o processo que resultou na concessão de prazo maior. “O quadro era caótico devido ao risco de devolução de dinheiro ao governo federal”, recorda-se Julinho ao destacar também que o deputado federal Guilherme Mussi (Progressistas) liberou recursos via emendas para equipar as seis novas USFs.

A nova unidade de saúde do município vai disponibilizar à comunidade sala de vacina, consultórios, locais para exames, setor administrativo, entre outras alas. O atendimento ao público estará a cargo de equipe formada por seis agentes comunitários, uma enfermeira, um médico, um dentista, um auxiliar de dentista e um profissional de higienização. “Ao ampliar o número de USF, Rio Claro vai desafogar o fluxo de pacientes na UPA da 29 e no Pronto Socorro do Cervezão destinadas ao atendimento dos casos de urgência e emergência”, finaliza Julinho Lopes.