- Notícias, Saúde

Atendimento pediátrico na Avenida 29 requer local separado e adequado

Compartilhe:

Criar condições para reduzir a preocupação de pais e responsáveis que se deslocam diariamente com crianças em busca de atendimento médico na rede pública de saúde. É com este objetivo que Ney Paiva (DEM) defendeu na última segunda-feira, 16/4, através do Requerimento 1244/18, aprovado pela Câmara Municipal, alteração estrutural no serviço prestado na Avenida 29.

Com a aproximação do inverno, aumenta o número de crianças que necessitam de atendimento médico

Na avaliação do vereador, o atendimento a adultos e crianças que atualmente ocorre no mesmo espaço físico na Unidade de Pronto Atendimento, a UPA, gera incômodos. “Esta unidade não comporta o volume de pacientes no local destinado a sala de espera”, comenta o parlamentar. “Muitos pais preferem aguardar do lado externo com seus filhos”, detalha.

Na avaliação de Ney Paiva, é preciso que a Prefeitura de Rio Claro, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), defina novo espaço para que o atendimento pediátrico possa ser separado dos adultos.

“A meu ver, o atendimento a crianças deve ser transferido para a Unidade Básica de Saúde, a UBS Oreste Armando Giovanni que funciona em prédio anexo à UPA da 29”, defendeu o vereador no Plenário do Legislativo ao solicitar atenção especial principalmente no horário de pico que ocorre das 17 horas à meia noite.

Ney Paiva observou, em sua fala, que a aproximação do inverno requer atenção especial já que nesta época do ano o número de atendimentos cresce consideravelmente por conta de gripes e resfriados, sem contar com casos mais graves no sistema respiratório principalmente de crianças e idosos. “É preciso dotar a UBS Armando Giovanni de equipamentos necessários para atendimento de urgência e emergência e a partir daí criar uma unidade pediátrica”, defendeu.