“O atendimento ao público na rede pública de saúde requer a adoção de medidas que possam assegurar o funcionamento adequado”. A frase é do vereador Ney Paiva (DEM) autor do Requerimento 719/19 aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal na sessão ordinária da última segunda-feira, 12/3.

Ney Paiva (DEM) defende implantação de monitoramento eletrônico 24 horas nas UPAs
Na avaliação do parlamentar, se faz necessária a implantação de monitoramento eletrônico 24 horas através de câmeras. Ao justificar a proposta, Ney Paiva salienta que o sistema dará condições para que os gestores públicos possam acompanhar em tempo real o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs. “Hoje, aplicativos de smartphones são utilizados pelas pessoas a todo o momento. Cabe ao poder público utilizar estas ferramentas para o controle das atividades”, disse o vereador no Plenário. “O monitoramento eletrônico possibilitará também a segurança de pacientes e funcionários”, acrescentou.
A atenção na rede pública de saúde, defende Ney Paiva, também deve estender-se aos responsáveis pela consulta. No Requerimento 689/18, o vereador solicita ao governo municipal busca as seguintes informações: quantos médicos atendem na rede pública, seus nomes, áreas de atuação, locais e horários de trabalho; quantos médicos são contratados por processo seletivo e qual a duração do contrato de cada um deles; apurar se existe defasagem de profissionais nas UBS e em caso afirmativo quais as especialidades e também se há a previsão da realização de concurso público para preencher vagas no cargo de médico.
“É preciso ter clareza da real situação. Por isso, estamos solicitando à administração municipal respostas para os questionamentos mencionados acima”, completou Ney Paiva.