Policiais militares da reserva que encontram-se com mandatos em andamento no Legislativo de Rio Claro, São João da Boa Vista, Santa Maria da Serra e Matão estiveram reunidos em Piracicaba no Comando de Policiamento do Interior, o CPI 9. No encontro, o Legislativo local foi representado por Ruggero Seron, o Seron do Proerd, e pelo vice-prefeito e secretário municipal de Segurança e Defesa Civil marco Antônio Bellagamba. Comandante do 37º Batalhão, o BPM/I, tenente-coronel Márcio Silveira Franco participou da reunião onde foram abordados diversos temas relacionados à segurança pública.

Policiais Militares da reserva reunidos em Piracicaba
A Câmara Federal se fez presente na reunião através do deputado Major Olímpio assim como a Assembleia Legislativa de São Paulo, a Alesp, com o deputado Coronel Camilo. A previdência dos militares, a representação da corporação no cenário político, a renovação da frota de veículos e o trabalho que resultou na diminuição dos índices de criminalidade na região do CPI-9 estiveram entre os temas abordados com o comandante Coronel Lourival da Silva Júnior.
Em sua fala, Seron do Proerd solicitou atenção especial quanto ao afastamento de policiais militares que entram em combate. “O retorno do profissional à ativa demora muito o que reduz o número de policiais nas ruas”, comentou o parlamentar de Rio Claro. “A demora está atribuída aos procedimentos obrigatórios, mas, avalio ser possível agilizar os trabalhos para que o policial possa o quanto antes retornar às ruas”, ponderou o vereador.
No encerramento, parlamentares solicitaram apoio do CPI-9 para maior investimento em ações preventivas. Entre elas, cita Seron, o Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd.