Em tempos de crise econômica e dificuldades para novos investimentos, uma parceria firmada com a Construtora Caprem possibilitará ao governo municipal realizar obras de recuperação na ETA – Estação de Tratamento de Água 1, no bairro Cidade Nova e de ampliação na ETA 2, localizada na Estrada de Ajapi e que abastece a toda Zona Norte.
“Isso mostra que o caminho da gestão pública é através da parceria com a iniciativa privada, quando feita de forma séria e transparente para promover o bem público”, comenta o presidente da Câmara Municipal André Godoy (DEM). Ele participou nesta segunda-feira (23) da assinatura da parceria que, ao garantir uma contrapartida de mais de R$ 1,8 milhão da construtora, possibilitará ao município realizar as obras sem onerar os cofres públicos.
Assinada no gabinete do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, a parceria viabilizará a realização de obras para a solução de problemas estruturais graves na ETA 1 e, ao mesmo tempo, permitirá ampliar em 25% a capacidade de abastecimento da ETA 2.
“Essa contrapartida é vital para o município, já que as obras são de extrema necessidade e exigem um investimento alto num momento em que o DAAE não dispõe de recursos suficientes”, salienta Juninho. O prefeito observa que sem as obras de recuperação na ETA 1 há grave risco a toda região em seu entorno. Ele também destaca a importância da ampliação da capacidade de tratamento da ETA 2, para garantir o fornecimento regular de água face ao crescimento da demanda.
A contrapartida financeira ao município é regulamentada por lei e, neste caso, se refere ao empreendimento Vila do Sobrado de responsabilidade da Construtora Caprem, que esteve representada pelo seu presidente Emílio Capretz Neto e pelo diretor administrativo, Fábio de Oliveira.
“Com o empenho do DAAE e da prefeitura, estamos resolvendo um problema sério que se arrastava há mais de uma década. Foi dado um passo importante para a melhoria no tratamento e abastecimento de água na cidade”, comenta Francesco Rotolo, superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto.
Também participaram da reunião o procurador geral do município, Rodrigo Ragghiante e o diretor de gestão, projetos e planejamentos do DAAE, Ricardo Pires de Oliveira.