Com apoio da Câmara Municipal de Rio Claro, a 19ª Semana de Aleitamento Materno será aberta nesta terça-feira (01), às 14 horas no Jardim Público, com orientações às mães sobre temas como a importância das primeiras vacinas para os bebês. Em seguida, haverá um “mamaço” – ação em que as mães estarão reunidas amamentando seus filhos. Todas as atividades são abertas ao público.
Na quarta-feira (02), iniciando o ciclo de palestras da Semana do Aleitamento Materno, Fernanda Maria Lucas e Gisele Thiele falam sobre “Manejo em Aleitamento Materno”. A palestra será realizada no auditório da Santa Casa de Misericórdia às 8 horas. Também na quarta-feira, às 19 horas, haverá roda de conversa com doulas (mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto) no CEU do Mãe Preta (Avenida 1 MP s/n).
Uma ampla programação integra a 19ª Semana de Aleitamento Materno de Rio Claro, que se estende até o dia 8 de agosto. Ela pode ser consultada na íntegra clicando aqui ou digitando o endereço cultura.rc.sp.gov.br/aleitamentomaterno.
Além da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro a 19ª Semana do Aleitamento Materno é organizada pela prefeitura de Rio Claro por meio da Secretaria de Cultura e Fundo Social de Solidariedade, com apoio da Unimed Rio Claro, banco de leite da Santa Casa, Proama – Projeto Amamentar da Unesp, Silvia Mega Hair e Câmara Municipal de Rio Claro.
Aleitamento
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que até os seis meses de vida o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A amamentação é também reconhecida pelo MS como o primeiro direito da criança após o nascimento.
O leite materno contém componentes capazes de proteger a criança de várias doenças. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano, que a mãe fornece ao filho enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece.