O Legislativo rio-clarense se destaca no que diz respeito aos Projetos de Lei sobre igualdade de gênero e conquistas dos direitos femininos no Município.
Detentora de uma programação extensa da Semana da Mulher de Rio Claro e pioneira em atividades que defendem a proteção feminina, como o 1º Júri Simulado, que demonstrou como é julgado um crime de agressão física baseado na Lei Maria da Penha, a cidade avança para mais conquistas e projetos voltados às mulheres.
Com o intuito de trazer ainda mais propostas e levar projetos para servirem de exemplo aos outros municípios que estão em busca de novas proposituras para igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher, a vereadora Maria do Carmo Guilherme (PMDB) compareceu ao encontro da Primeira Virada Feminina, realizado no último domingo, 28, onde acompanhou os painéis sobre empreendedorismo, saúde da mulher, cidadania, justiça e educação.
Completando a agenda, a vereadora e Dalva Christofoletti Paes da Silva, presidente do CEAME – Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas e relações públicas da Associação Paulista de Municípios, participaram de um encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) – “He for She” (Eles por Elas) – na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na última terça-feira, 30 de maio.
Maria do Carmo foi a primeira do Legislativo rio-clarense a participar de uma reunião ligada à ONU e ao movimento “He for She”, e aproveitou para apresentar os projetos que já são executados em Rio Claro, buscando parcerias e conquistando espaços para futuros projetos no movimento em benefício do município.
Para a vereadora, o saldo desses encontros complementa a sua participação no 61º Congresso de Municípios, onde palestrou sobre a importância da liderança feminina no poder público.