O vereador Geraldo Voluntário prestou homenagem a quatro judocas rio-clarenses com a entrega de diplomas de Moção de Aplausos aprovadas pela Câmara Municipal.
Foram homenageados com a honraria o sensei Rodolfo Mathias e os judocas que neste dia receberam a faixa preta: Luiz Cavamura Junior , Marcelo Gustavo de Almeida e Patrícia Baungartner Diniz. A honraria foi concedida pela dedicação dos homenageados à modalidade, por suas premiações, graduações e conquistas.
A entrega ocorreu na sexta-feira (28) no Ginásio Municipal de Esportes durante as comemorações do Dia Mundial do Judô que prestavam homenagem aos faixas pretas recém graduados, aos pais de alunos e colaboradores que ajudam nos projetos e aos judocas que disputaram em competições ao longo deste ano.
Segundo Geraldo Voluntário, Rio Claro é uma cidade com tradição em judô e conta um grande número de adeptos, “por isso é importante valorizarmos a data comemorada mundialmente e assim reconhecermos o valor de nossos atletas”.
Faixa preta quarto dan, à frente deste projeto há mais de vinte anos, o sensei Rodolfo Mathias é professor da Secretaria Municipal de Esportes com graduação em Educação Física pela UNESP local e aspirante a árbitro internacional.
Marcelo Gustavo de Almeida, agora faixa preta, é árbitro da Federação Paulista de Judô.
Patrícia Baungartner Diniz, agora faixa preta, é professora de judô da Secretaria Municipal de Esportes, foi campeã Paulista Master 2013, vice-campeã Paulista Master 2015 e vice-campeã da Copa São Paulo 2016.
Luiz Cavamura Junior, agora faixa preta, é árbitro da Federação Paulista de Judô e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
A data de 28 de outubro foi instituída como o Dia Mundial do Judô em comemoração ao aniversário do criador da modalidade Jigoro Kano.
No dia 25 de novembro será realizada a troca de faixas dos judocas em nova programação.
O site oficial do Dia Mundial do Judô é o www.worldjudoday.com.