A transformação drástica corporal, em prol de uma melhor qualidade de vida, leva número cada vez maior de pessoas a procurar pela cirurgia bariátrica. Em Rio Claro, a situação não é diferente. A lista de espera pelo procedimento, agendado inicialmente entre 2017 e 2020, conta com 200 pessoas entre homens e mulher.
De acordo com a vereadora Maria do Carmo Guilherme, vereadora que tem na Saúde uma das prioridades de trabalho, as cirurgias agendadas eram realizadas através da clínica do doutor Irineu Razera, de Piracicaba, que possui credenciamento junto ao Ministério da Saúde para atender pacientes via o Sistema Único de Saúde, o SUS.
“Chamamos a atenção das pessoas que estão aguardando pela cirurgia que os procedimentos foram alterados pelo Ministério da Saúde”, salienta a vereadora ao explicar que o credenciamento feito junto à clínica piracicabana tornou-se insuficiente para que a solicitação possa ser atendida.
Segundo a vereadora, a nova determinação do Ministério da Saúde estabelece que a pessoa deve montar um novo prontuário médico a partir de consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. “Feito este procedimento, o cadastro vai passar pela Central de Regulação que passa ser a responsável pelo agendamento da cirurgia junto ao Departamento Regional de Saúde de Piracicaba, a DRS-X”, detalha a parlamentar ao frisar que o novo prontuário terá obrigatoriamente de possuir laudo feito pelo endocrinologista.
Como o Ambulatório Médico de Especialidades, o AME, não atua no tratamento da obesidade, pontua a vereadora Maria do Carmo, se faz necessário credenciar a Fundação Municipal de Saúde e Santa Casa de Misericórdia com o objetivo de viabilizar a cirurgia bariátrica pelo SUS em Rio Claro. “É nesta rota que estamos trabalhando. Precisamos agilizar estes procedimentos”, completa Maria do Carmo.
Cópias do requerimento foram enviadas para a clínica do doutor Irineu Razera, Fundação Municipal de Saúde, Departamento Regional de Saúde (DRS-X) e Conselho Municipal de Saúde. “Coloco meu gabinete, na Câmara Municipal, à disposição das pessoas que precisam sanar dúvidas”, finaliza a vereadora.