Em reconhecimento pelos permanentes serviços prestados à comunidade e em especial pelas operações de atendimento emergencial às vítimas de recentes temporais no município e de combate a incêndios na Floresta Estadual, a diretoria, membros e voluntários da Defesa Civil e Guarda Municipal de Rio Claro receberam homenagem da Câmara Municipal.
Aprovada por unanimidade na última semana, Moção de Aplauso de autoria do vereador Geraldo Voluntário foi entregue à equipe durante a sessão desta segunda-feira (14).
“Está é uma homenagem que não é apenas nossa ou dos membros desta Câmara Municipal, mas de toda a comunidade rio-clarense”, destacou Geraldo Voluntário ao informar que ele já deu entrada na Casa de projetos instituindo a Medalha do Mérito da Defesa Civil e o Dia Municipal da Defesa Civil, aos moldes do que existe em estados e municípios.
Segundo ele, a instituição tem a especial característica de ser formada por cidadãos voluntários. “É o grande exemplo da importância e da capacidade da sociedade civil”, assinalou.
Dirigida por Niuro Luis Ribeiro, a Defesa Civil reúne 100 voluntários que atuam em operações de emergência junto com os funcionários de carreira da Guarda Civil Municipal e da Vigilância Patrimonial. A equipe inclui funcionários administrativos da Secretaria Municipal de Segurança. A unidade local é a única do país que recebeu do Ministério de Integração Social a Medalha Nacional de Honra ao Mérito.
Entre as atividades desenvolvidas por consequências de fortes chuvas, o órgão tem operado com transporte de desabrigados, sinalização de emergência, doação de lona, orientação para reconstrução, cuidados com a rede elétrica e encaminhamentos assistenciais.
A Defesa Civil faz monitoramento 24h através das imagens de radar e satélite, acompanha o nível dos rios, realiza palestras educativas em escolas, empresas, promove a Semana do SIPAT como trabalho preventivo e atende à população pelo telefone de emergência 199.
Titular de cursos na área de defesa civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, o diretor Niuro Luis Ribeiro é gestor ambiental com experiência de 18 anos em climatologia na Estação Meteorológica da Unesp.