- Notícias, Saúde

Bebedouro reduz em quase 100% casos de dengue e divulga estratégias à região

Compartilhe:

Geraldo Voluntário com o prefeito especialistas de Bebedouro, vereadores de Ipeúna e a secretária do Parlamento Regional de Piracicaba.

A eficácia na redução de casos de dengue em quase 100% reuniu prefeitos e vereadores de 18 municípios para conhecerem as estratégias adotadas em Bebedouro (SP). A estimativa divulgada com repercussão nacional é relativa a casos confirmados na comparação entre janeiro de 2015 e 2016. Dos 1290 casos de antes, agora são apenas 5.

Detalhes do planejamento e procedimentos adotados no município foram apresentados pelo prefeito Fernando Galvão e técnicos do setor de saúde. A análise dos dados apresentados foi conduzida pela coordenadora do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses Regina Jorge Domingos Melanda.

O painel de operações foi acompanhado pelo vereador Geraldo Voluntário, de Rio Claro, pelo presidente da Câmara Municipal de Ipeúna Alécio Pazetto, e pelo vereador Adilson Rodrigues da Silva, também de Ipeúna.

Os 23 municípios do Aglomerado Urbano de Piracicaba estiveram representados pela secretária do Parlamento Regional Veruska Ramanauskas. Conforme ela, a instituição deve agendar apresentação do painel de Bebedouro para os vereadores do Aglomerado em breve.

Segundo o prefeito Fernando Galvão a eficácia das operações resulta de ações conjuntas e simultâneas integrando parcerias entre os poderes públicos, a iniciativa privada e a comunidade. “Estamos ganhando uma guerra que está em curso”, considerou.

Entre as medidas adotadas destacam-se o uso de larvecida biológico, distribuição de mudas e sementes de crotalária, de vales-prêmios e mutirões, além de visitas casa a casa.

Em Bebedouro a prefeitura adotou o larvecida composto por bactérias Bacillus thuringiensis israelensis (BTI). O produto extingue as larvas do mosquito em cerca de 24 horas. O bacilo é homologado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e age seletivamente sobre a larva sem prejudicar animais ou plantas. O uso é feito após diluição em água com aplicação em locais passíveis de serem criadouros do mosquito transmissor, em residências e margens de córregos.

O larvecida foi fornecido ao município pela cooperativa Coopercitrus. O valor de mercado do produto é estimado em R$ 160 mil para fornecimento ao longo de um ano com base em uma população de 80 mil habitantes.

Para o relator da Comissão Especial de Dengue do Parlamento Regional de Piracicaba, vereador Geraldo Voluntário, as operações de Bebedouro serão apresentadas às cidades da região como referências.

Para ele, “a apresentação confirma que o principal da luta é contra os criadouros em residências e a importância de estratégias simultâneas”, avalia. “A iniciativa de parceria pode ser útil para diversos municípios”, conclui.

O presidente da Câmara Municipal de Ipeúna, Alécio Pazetto, destaca que o combate à dengue e doenças correlatas não é luta isolada por municípios, mas que depende de ações regionalizadas, “daí a importância do encontro em Bebedouro”.

O vereador Adilson Rodrigues da Silva aponta como exemplares as iniciativas de sorteios populares e de parcerias adotadas em Bebedouro. “Ações como essas podem ser apresentadas por vereadores em seus municípios, já a questão do larvecida depende do Executivo”, observa ele, ao concluir que o sucesso de qualquer campanha demanda participação popular.

Os municípios participantes do encontro em Bebedouro foram: Barretos – Fortaleza de Minas – Ipeúna – Itaiçu – Lençóis Paulista – Matão – Monte Azul Paulista – Paraíso – Piracicaba – Paranaguá – Ribeirão Preto – Rio Claro – São José do Rio Preto – Santa Rosa do Viterbo – Terra Roxa – Votuporanga – Uchoa.