- Notícias, Saúde

Sucesso de larvecida contra mosquito da dengue reúne vereadores de RC e região em Bebedouro

Compartilhe:

Conhecer no local detalhes da eficácia do larvecida que em Bebedouro teria reduzido expressivamente os casos de dengue. Esta foi a proposta apresentada ao Parlamento Regional de Piracicaba pelo vereador Geraldo Voluntário e aprovada na sessão do aglomerado regional na sessão na quinta-feira (18) em Laranjal Paulista.

A prefeitura de Bebedouro confirmou nesta sexta-feira (19) a disposição em receber representantes de municípios interessados nos procedimentos adotados. A estimativa é que o encontro regional aconteça na semana que entra.

“A proposta que apresentamos no Parlamento Regional é para que possamos conferir essa experiência que tem sido destaque nacional e verificar a possibilidade de sua aplicação nas cidades da região”, explica Geraldo Voluntário.

Conforme o divulgado, larvecida da Syngenta quase que eliminou os casos da doença no período de junho a fevereiro. Bebedouro registrou no ano passado seis mil casos de dengue para uma população de 75 mil habitantes.

Segundo a administração municipal, o produto é homologado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e atende a critérios ambientais.
O larvecida é aplicado em possíveis criadouros da dengue por meio de um comprimido dissolvido na proporção de um por 50 litros de água. Uma das estratégias é aplicar o produto em margens de rios e córregos e em locais que possam acumular água.

O produto agrícola já foi utilizado em outros municípios. A Syngenta é uma empresa global com sede na Suíça e especializada em agronegócios.
A sessão do Parlamento Regional pautou para a próxima sessão assuntos como acesso popular a medicamentos de alto custo, bolsa para ostomisados, recursos do pró-santa casa, hospital regional e zika vírus. A sessão contará com a presença de representantes da DRS-10 e da Secretaria de Saúde de Piracicaba.