Solicitação de reforço às operações de combate à dengue em Rio Claro entra em pauta na Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). Atendendo a solicitação do vereador Geraldo Voluntário e por meio do deputado Aldo Demarchi, a agenda do superintendente Dalton Pereira Fonseca Junior para a próxima semana passa a incluir audiência de deliberação sobre o tema.
“Vamos reencaminhar três ofícios em que a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro busca reforço para as operações de extinção de criadouros e de nebulização”, adianta o vereador. O deputado avalia a iniciativa como demanda por parceria para reforço material e de pessoal.
O secretário de Saúde Geraldo de Oliveira Barbosa justifica que busca recursos suplementares junto ao órgão e ao governo estadual pela gravidade da situação.
Segundo ele, estimativas apontam que o número de criadouros do mosquito transmissor aumentou no município em relação ao ano passado. O índice Breateau, que mede a incidência de focos de procriação, aumentou de 1,0 para 1,4 de um ano para outro.
Com 21.438 casos confirmados de dengue e sete óbitos em 2015, Rio Claro registrou a maior taxa de incidência da doença entre os municípios de 100 mil a 500 mil habitantes, com mais de 10 mil casos confirmados por cada 100 mil habitantes.
O secretário assinala que a epidemia do ano passado gerou déficit financeiro “que se projeta em déficit assistencial, conforme já é possível verificar em demais áreas da saúde”.
Devido à situação apontada, ele solicita a inclusão de Rio Claro na lista dos vinte municípios prioritários previstos para receberem recursos suplementares do governo estadual. As operações em curso no município demandam recursos nos setores de finanças, pessoal e material.
Geraldo de Oliveira Barbosa divulga que os custos das operações em 2015 ultrapassaram R$ 2,5 milhões. Ele informa que os ofícios reportaram a situação geral de Rio Claro com as devidas solicitações ao Departamento Regional de Saúde (DRS-X) e que agora mantém expectativa de recursos suplementares da Sucen por meio da solicitação do vereador ao deputado.