
Vice-presidente da Câmara Municipal, Julinho Lopes fez alerta sobre a proliferação da sujeira
Conscientização e responsabilidade. Com estas palavras, o prefeito Du Altimari e o vice-presidente da Câmara Municipal Julinho Lopes lançaram o Plano de Vigilância, Controle e Assistência à Dengue, Chikungunya e Zíka Vírus 2016. A reunião na última terça-feira, 10, foi realizada no salão de audiências do Gabinete do Executivo.
O plano traz informações sobre procedimentos e estratégias de enfrentamento coordenadas pela Fundação Municipal de Saúde. Em sua fala, Du Altimari lamentou o fato de Rio Claro ter registrado 17 mil casos e sete óbitos por conta da dengue. O prefeito também parabenizou a ação coletiva que envolveu diversos segmentos da comunidade, entre eles hospitais, e a hidratação coletiva feita através da Tenda que repercutiu nacionalmente.
“Temos de estar atentos à proliferação de lixo principalmente em terrenos baldios, mas, isso não basta. Estatísticas mostram que o maior número de contaminação da dengue ocorreu, neste ano, na área central onde a sujeira não existe”, alertou o prefeito. “O problema está dentro das nossas casas”, acrescentou.
Du Altimari também solicitou engajamento da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, a Acirc, do Centro e da Federação das Industrias do Estado de São Paulo (Ciesp/Fiesp) que concentram número elevado de trabalhadores em várias regiões da cidade. “Estes núcleos precisam trabalhar forte para nos ajudar nesta batalha difícil”, disse o prefeito.
Julinho Lopes observou que o município gasta cerca de R$ 1 milhão/mês com limpeza urbana, recurso que segundo ele poderia ser utilizado em outras áreas essenciais se houvesse a conscientização dos moradores. “A prefeitura limpa determinada área e em pouco tempo lixo e entulho são jogados no local novamente”, frisou o parlamentar. “A proliferação da sujeira contribui para agravar ainda mais os problemas causados pelo mosquito que transmite a dengue”, completou o vereador ao ressaltar que muitos terrenos baldios estão tomados por pneus velhos transformando-se em criadouros do mosquito.
A Mesa Principal contou também com as presenças dos vereadores Geraldo Voluntário e Paulo Guedes, a vice-prefeita e secretária de Meio Ambiente Olga Salomão e o secretário Geraldo Barbosa que é o responsável pela Fundação Municipal de Saúde.