Nesta sexta-feira, dia 27, a psicóloga Luana Alves Sampaio Cruz Bottini participará da Frente Parlamentar em Defesa da População de Rua, às 14h30, na Câmara Municipal de Rio Claro. Ela fará a apresentação da construção da intersetorialidade na cidade de São Paulo e os desafios e conquistas por intermédio da secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania da capital.
O objetivo é entender como podemos ver as pessoas que estão em situação de rua mais como indivíduos do que como problemas a serem eliminados.
Na avaliação da vereadora Raquel Picelli, presidente da Frente Parlamentar, o município precisa definir ações concretas no que diz respeito as políticas públicas voltadas aos moradores de rua. “Discordo das pessoas que defendem a retirada destas pessoas da cidade”, afirmou a vereadora. “A meu ver, o município precisa estar alinhado com o que preconiza a Política Nacional de Moradores de Rua para que possamos atendê-los de forma adequada e buscar formas de ressocialização. Temos que definir um Plano Municipal”, argumentou.
Teresa de Arruda Campos, superintendente do Arquivo Público ressalta que ainda existem visões equivocadas sobre os moradores de rua e enfatiza a importância de ouvi-los e integra-los em atividades. “Realizamos o projeto de levar cultura ao Jardim Público como um espaço de convivência da comunidade. A ideia, que surgiu de grupo de voluntários, pretende modificar de alguma forma as relações da cidade com as pessoas em situação de rua. Temos percebido o sucesso do projeto. No inicio, os moradores de rua ficavam escondidos, ressabiados; hoje em dia, estão super integrados e participantes.”
Biografia
Coordenadora de Políticas para a População em Situação de Rua de São Paulo, Luana Bottini foi educadora social na Casa de Acolhida Taiguara para crianças e adolescentes em situação de rua. Atuou também na Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, nos programas da Mobilização Nacional do Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica e da Proteção à Crianças e aos Adolescentes Ameaçados de Morte.