A Câmara Municipal de Rio Claro realizou nesta terça-feira, dia 24, Sessão Solene de entrega da Medalha de Honra ao Mérito – Cidade Azul ao Pastor Ovídio João Camuri. A iniciativa foi do vereador Pastor Anderson Adolfo Christofoletti, por meio do Decreto Legislativo Nº 477 / 2015.
A Mesa diretiva foi formada pelos vereadores Pr. Anderson Christofoletti e Agnelo Matos, pelo secretário Municipal Gustavo Perissinoto e pelo homenageado. A vereadora Maria do Carmo Guilherme esteve representada por sua assessoria parlamentar.
O vereador Anderson destacou que neste período à frente da Comissão dos Direitos Humanos na Câmara Municipal se aprofundou nos trabalhos das comunidades terapêuticas e percebeu o quanto se tornou burocrático manter uma instituição ou entidade que busca recuperar usuários de drogas. “Por isso, admiro muito o trabalho do Pastor Ovídio junto a Comunidade Peniel.”
Para o vereador, é necessário que as normativas do governo federal estejam consonância e primem pela restauração das famílias. “Fui à Brasília no Ministério da Saúde e vi quanta burocracia está sendo imposta. Sou totalmente a favor de regras e condutas, mas percebi um exagero. Acredito que a união dos trabalhos dos Caps e das Comunidades seria ainda mais eficiente na recuperação dos usuários. Já o Ministério da Justiça tem um outro olhar e disponibiliza vários projetos.”
O vereador Agnelo Matos enfatizou que o pastor Ovídio tem a vida dedicada à sociedade e mencionou a importância do trabalho da Peniel para as famílias e da parceria com o poder público. “A saúde pública gasta 30% do orçamento da urgência e emergência com questões que envolvem drogas e álcool. Por isso, é fundamental reconhecer e valorizar os serviços das comunidades terapêuticas.”
Gustavo Perissinoto salientou que o recebimento da homenagem traria lembranças ao pastor Ovídio de fatos e pessoas. “O trabalho que ele realiza é de extrema importância e mesmo com as adversidades, o pastor Ovídio segue por um mundo melhor.”
Após receber a honraria, Pastor Ovídio agradeceu a Deus e a família. “Recebi uma chamada especial de Deus e fui abençoado em ter encontrado uma companheira com a mesma ideologia e vontade. Enfrentamos sim dificuldades em manter a comunidade, mas temos muito amor e dedicação. “
Biografia
PASTOR SR. OVÍDIO JOÃO CAMURI, NASCEU EM 02 DE DEZEMBRO DE 1939, NA CIDADE DE GAVIÃO PEIXOTO – SP.
CASADO À 42 ANOS COM A SRA. CONSUELO DE SOUZA CAMURI, E PAI DE FABIO TADEU DE SOUZA CAMURI E TÂNIA DE SOUZA CAMURI.
COMO FILHO DEDICADO, SEMPRE SE PREOCUPOU E AJUDAR SUA FAMÍLIA NO CULTIVO DO CAMPO EM MEIO ÀS PLANTAÇÕES DE FEIJÃO, SENDO O 3º (TERCEIRO) FILHO DE 5 IRMÃOS. SEMPRE FOI ATENCIOSO E OBEDIENTE AOS PAIS PREOCUPANDO-SE SEMPRE COM O PRÓXIMO.
AOS 25 ANOS DE IDADE, VEIO PARA RIO CLARO À TRABALHO COMO FUNCIONÁRIO DA EMPRESA CESP.
ATUOU NA MESMA EMPRESA COMO TÉCNICO EM ELETRICIDADE POR 35 ANOS, SEMPRE TRABALHANDO EM NOSSA CIDADE E REGIÕES PRÓXIMAS.
NA CESP, ALÉM DE ÓTIMO FUNCIONÁRIO, AINDA REPRESENTAVA A EMPRESA EM JOGOS PROFISSIONAIS DE DAMA, ONDE FOI CAMPEÃO PAULISTA NO INTERCESP.
COMO MEMBRO DA PASTORAL DO BAIRRO DO SANTANA, COMEÇOU A ATUAR EM PROJETOS SOCIAIS, DESENVOLVIDOS PELA PASTORAL, ATINGINDO TODA A COMUNIDADE DO SANTANA E ARREDORES..
VEIO A SE DEDICAR NO ANO DE 1996, APÓS SEU FILHO TER SE RECUPERADOR DÀS DROGAS, A AJUDAR JOVENS COM DEPENDÊNCIA QUÍMICA ,ONDE, NO INICIO ENCAMINHAVA-OS PARA A COMUNIDADE TERAPÊUTICA PENIEL EM UBERLÂNDIA MINAS GERAIS.
AO ENCAMINHAR OS JOVENS, ÀS FAMÍLIAS QUE RESIDIAM EM RIO CLARO, ERA BENEFICIADA TAMBÉM COM TODO O SUPORTE ATRAVÉS DE ACONSELHAMENTO, VISITAS NOS LARES DOS MESMOS, E INTERMEDIAVA ÀS FAMÍLIAS COM OS RESIDENTES LÁ INTERNADOS.
COMO GRANDE ERA A DEMANDA DE PESSOAS SENDO ENVIADAS PARA MINAS, E VENDO QUE O RESULTADO ERA MUITO SATISFATÓRIO, VEIO A DESPERTAR O INTERESSE DO ENTÃO PREFEITO ELEITO NA ÉPOCA O SR. CLAUDIO DE MAURO A DESENVOLVER O MESMO TRABALHO
DESENVOLVIDO EM MINAS A SER OFERECIDO EM RIO CLARO, E ASSIM O FEZ.EM JULHO DE 1998, O PASTOR OVÍDIO JOÃO CAMURI, INAUGUROU A COMUNIDADE TERAPÊUTICA PENIEL DE RIO CLARO, COM A SUA FIEL E DISPOSTA ESPOSA SRA. CONSUELO, COM AJUDA DE SEUS FILHOS E GENRO PASTOR MARCO AURÈLIO, ONDE TEVE A AJUDA DIRETA DO
DR. IRINEU PRADO, O QUAL POR UM PERÍODO ASSUMIU O CUSTO DO ALUGUEL DA CHÁCARA E ASSIM COMEÇARAM A DESENVOLVER O TRABALHO DE RECUPERAÇÃO E DEPENDENTES QUÍMICOS E ALCOÓLATRAS NA CIDADE DE RIO CLARO, ONDE HOJE JÁ FOI ATENDIDO MILHARES DE PESSOAS, ENTRE RECUPERADOS E FAMÍLIAS CO-DEPENDENTES, A COMUNIDADE TERAPÊUTICA PENIEL DE RIO CLARO, HOJE TEM
RECONHECIMENTO COMO UNIDADE PÚBLICO MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL, SERVINDO DE MODELO PARA MUITAS OUTRAS QUE VIERAM A SEREM FUNDADAS.