O compromisso foi confirmado em audiência à comitiva que fez entrega ao governador de documento com mais de 20 mil assinaturas solicitando a extensão do Trem Metropolitano até Limeira e Rio Claro. A previsão inicial é de que a composição chegue até Americana. A audiência aconteceu na tarde desta terça-feira (24) no Palácio dos Bandeirantes.
A comitiva de entrega do abaixo-assinado a Geraldo Alckmin reuniu o deputado Aldo Demarchi, o vereador e coordenado regional da campanha por assinaturas Geraldo Voluntário, o coordenador da campanha da OAB em Rio Claro e desembargador aposentado Irineu Carlos de Oliveira Prado e a advogada Ionita de Oliveira Krugner. As câmaras municipais da região estiveram representadas pelo vereador de Limeira Dr. Júlio.
Por iniciativa da subsecção local da OAB e com apoio de Geraldo Voluntário e do deputado Aldo Demarchi, Rio Claro mobiliza campanha pela inclusão do município no projeto para retomada da circulação de trens de passageiros entre a Capital e o interior.
“A questão é que a faixa de domínio na qual o Trem Intercidades deve passar fica ao lado das linhas por onde trafegam os trens de carga por concessão da União”, explicou Demarchi após a audiência. O tema será analisado em Brasília na próxima semana na sequência de avaliações do Ministério dos Transportes.
Geraldo Voluntário ressalta que a decisão do governador representa “grande estímulo à sustentação da campanha de Rio Claro que desde o início conta com apoio de Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Limeira, Americana e do Parlamento Regional de Piracicaba”.
A assessoria parlamentar do deputado informa que o projeto do Trem Intercidades foi debatido pela Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista na Assembleia Legislativa na última semana.
Durante os trabalhos, o secretário dos Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni divulgou que a região de Campinas é prioridade no projeto que abrange ainda Sorocaba, São José dos Campos e Santos.
A prioridade é traçada por demanda, volume de conexões e traçado mais recente. A execução orçamentária do projeto é estimada em R$ 500 milhões para o trecho São Paulo-Americana.