
Momento em que a Vara do Trabalho foi inaugurado oficialmente na Cidade Judiciária
“É preciso acabar com a cultura de sentença, buscar conciliações e desta forma restabelecer a paz social”. Com esta frase o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Lorival Ferreira dos Santos inaugurou oficialmente a sede própria da Vara do Trabalho de Rio Claro, na última quarta-feira, 18.
A solenidade, avalia o presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, João Zaine, marca a etapa inicial de implantação da Cidade Judiciária na área localizada na Avenida Ulysses Guimarães, nas imediações do Campus Bela Vista da Unesp, região da Vila Nova. “A Vara do Trabalho funcionará em área anexa ao novo Fórum”, destacou o parlamentar.
A solicitação para que Rio Claro possa sediar a 2ª Vara do Trabalho e desta forma atender a demanda crescente foi defendida ao presidente do TRT por João Zaine e pelo conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) advogado Willian Nagib.
“Devemos unir esforços em prol da criação da 2ª Vara do Trabalho. Rio Claro registra mais de 3 mil novos processos por ano e atualmente conta com 11 mil em andamento”, salientou João Zaine. “A OAB foi parceira do TRT nesta caminhada, o trabalho não termina aqui, agora temos de continuar com a luta para que o município possa contar com mais uma Vara do Trabalho”, frisou Nagib.
O presidente do tribunal Lorival dos Santos informou que o pleito de Rio Claro pela ampliação da Vara do Trabalho é justo e que o primeiro passo para tornar mais este sonho em realidade é buscar apoio político. “O pedido de Rio Claro pela 2ª Vara do Trabalho encontra-se na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Alesp, junto com outra reivindicação do TRT que trata da necessidade da contratação de 963 novos servidores para suprir parte do déficil superior a 1 mil profissionais hoje”, assinalou.
Em sua fala, o prefeito Du Altimari detalhou todo o caminho percorrido, desde o início do seu mandato em 2009, época em que se projetava o novo Fórum no Distrito Industrial, até a inauguração da Vara do Trabalho na região da Vila Nova. “Fizemos contato com a diretoria da Unesp e como esta área pertencia ao Estado precisamos do apoio do deputado Aldo Demarchi na Alesp que agiu rapidamente para que a sua liberação fosse concretizada”, disse o prefeito ao enfatizar que a Cidade Judiciária vai se transformar em um marco de desenvolvimento naquela região da cidade.
Juíza titular da Vara do Trabalho Daniela Macia Ferraz Giannini agradeceu primeiramente ao apoio do presidente do TRT “que não poupou esforços para que a inauguração fosse realizada ainda neste ano”, à OAB-Rio Claro em nome da presidente Rosa Cattuzzo e paras as autoridades presentes, entre elas representantes da Prefeitura e Câmara Municipal e Alesp. “O prédio antigo não possuía condições de trabalho. Agora temos um local com condições dignas”, disse Daniela. O deputado Aldo Demarchi e os vereadores Agnelo Matos, Geraldo Voluntário, Dalberto Christofoletti, e Julinho Lopes acompanharam os trabalhos.