
Vereador Júlio Lopes acompanha a implantação de ramais na rede de água do município
Aumentar a vazão e conter desperdício de água tratada devido aos vazamentos. Com este objetivo, a administração municipal, através de recurso financeiro do governo federal via emenda parlamentar liberada a pedido do vereador Júlio Lopes, conta com equipe no Jardim Ipê nesta semana. Nesta etapa final do serviço de troca de tubulação da rede de água em Rio Claro, a implantação de ramais beneficia também os moradores do Jardim Bandeirantes.
De acordo com Roque Aparecido Meyer, que reside no bairro, antes do investimento o fornecimento de água era irregular principalmente nos horários de pico. “Aqui no Jardim Ipê sofremos muito com a falta de água. A gente abria a torneira e saía um fio de água”, recorda-se Meyer. “Com a troca de tubulação e agora a implantação dos ramais, a vazão aumentou bem”, acrescentou.
Para Júlio Lopes, que atua como presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ – bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, a troca da tubulação contribui muito para que Rio Claro não sofresse neste ano com a escassez hídrica. “Ao evitar o desperdício de água tratada, o município garantiu o abastecimento enquanto cidades da região tiveram que realizar rodízio”, apontou o vereador ao salientar que a troca de tubulação e implantação de ramais integram o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC I e II.
Quanto à implantação dos ramais, o vereador observa que o serviço é necessário para aumentar a pressão na rede de água que abastece as residências. “Para a realização deste trabalho não é preciso suspender o fornecimento de água. O serviço gera um pouco de transtorno por conta da abertura do pavimento e calçadas em alguns pontos mas o resultado é satisfatório”, enfatizou o parlamentar ao vistoriar o trabalho na Rua 4-A. “A implantação de ramais teve início no Jardim Ipê e no Bandeirantes após liberação da Cetesb”, completou o vereador.