- Notícias

Depoimentos e apresentação do Grupo Olindinhas marcam encerramento da Semana dos Deficientes

Compartilhe:

Apresentação do Grupo Olindinhas do Centro de Habilitação Princesa Victória no Shopping RC

A Semana Municipal dos Deficientes – Conquistando os seus direitos foi encerrada na tarde de sexta-feira, 25, nas dependências do Shopping Center Rio Claro. O trabalho contou com apresentação musical do Centro de Habilitação Infantil (CHI) Princesa Victória e depoimentos de deficientes e representantes de empresas sobre o mercado de trabalho.

Responsável pela organização da semana, Júlio Lopes agradeceu a todas as entidades, faculdades, Shopping Center, Prefeitura Municipal e colaboradores gerais que contribuíram para que o trabalho pudesse ser realizado.

“A Semana Municipal termina nesta sexta-feira, mas, a luta prossegue. Neste ano, temos muitos desafios entre eles reivindicamos ao governo paulista um posto da Central de Libras”, comentou Júlio Lopes. “Nesta semana, desenvolvemos ações no trânsito, palestras e focamos a importância das empresas olharem para os deficientes como pessoas que têm muito a contribuir e não apenas como forma de cumprir a Lei de Cotas”, acrescentou o parlamentar.

Nos depoimentos, deficientes externaram as dificuldades enfrentadas no dia a dia principalmente no que diz respeito à mobilidade. Empresas que contrataram deficientes também estiveram presentes sexta-feira no Shopping Rio Claro e através de relatos cobraram apoio para que o número de vagas possa aumentar no município.

Participaram do depoimento: Lídia Nunes, da Rumo ALL; professora Eunice Aires do Departamento de Educação e Responsabilidade Social; representantes do Fecomerciários – Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo; Késia Pitta, Renata Camargo e Emerson Cruz do Enxuto; Fernanda Ribeiro da Whirlpool.

Ponto alto da solenidade de encerramento, crianças do Grupo Olindinhas do Centro de Habilitação Infantil Princesa Victória fizeram a apresentação musical denominada “Dança dos Laços”.

A exposição itinerante do Memorial da América Latina, enviada a Rio Claro pela Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, prossegue no Shopping Rio Claro até o dia 30 de setembro. O material conta com relatos de personagens, suas lutas e conquistas mostra a caminhada dos deficientes em busca de seus direitos. Fotografias, documentos, manuscritos e recursos de áudiodescrição fazem da exposição.