As tiras de teste de glicemia, conhecidas também como fitinhas, utilizadas para o controle de diabetes voltarão a ser fornecidas pela rede pública a partir da próxima terça-feira, 7. A informação é da vereadora Maria do Carmo Guilherme que esteve reunida com o diretor técnico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Renato Oliveira e com a assessora Maria Helena.
A retomada do fornecimento das fitinhas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF), explica a vereadora, atende 2.477 pacientes cadastrados. “O número atendimentos é maior porque também temos os pacientes de risco, entre eles as gestantes, que também recebem as tiras”, aponta Maria do Carmo ao observar que ao todo o município fornece material para mais de 5 mil pacientes incluindo os setores de urgência/emergência do PA do Cervezão, PSMI e UPA 24 Horas.
Para que possa receber a fitinha, salienta a vereadora, o paciente terá de assinar a partir de agora duas fichas de controle: uma do Ministério da Saúde e outra da Fundação Municipal de Saúde. Através deste procedimento, explica Maria do Carmo, o município poderá ter controle maior de quem são os pacientes atendidos na rede pública e desta forma garantir uma distribuição justa, conforme prescrição do médico.
O controle também vai ocorrer no atendimento a pacientes que apresentam dor crônica, exceto oncologia. Segundo a vereadora, o PSMI, PA do Cervezão e a UPA 24 horas deixaram de fornecer a medicação Dolantina sem o devido controle. “Com o passar do tempo, há pacientes que se acostumam com o medicamento. Este é o perigo, visto que há casos em que as pessoas não precisam mais de medicação tão forte e mesmo assim continuavam a utilizar. Com o controle esta situação será revista”, completa a vereadora, terá um protocolo a ser seguido com avaliação de uma equipe técnica.