
Capitão Marcos Queiroz recebeu o título de Cidadão Emérito no Legislativo
“Na vida já tive vários sonhos e graças a Deus consegui realizar a maioria deles. A minha família sempre fez parte dos meus sonhos”. A frase é do capitão da reserva da Polícia Militar Marcos Queiroz que na noite da última sexta-feira recebeu o título de Cidadão Emérito no Plenário da Câmara Municipal. A homenagem segue Decreto Legislativo de autoria do vereador Dalberto Christofoletti aprovado por unanimidade.
De uma infância de dificuldades à uma carreira profissional de sucesso na área da segurança pública, Marcos Queiroz, em sua fala, agradeceu o apoio de todas as pessoas que ao longo da sua vida contribuiu para a realização de trabalhos seja na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros – onde atuou como comandante em Rio Claro e Piracicaba, na Prefeitura Municipal onde respondeu como secretário de Segurança e responsável pela Defesa Civil, entre outras atividades.
A Mesa Principal foi formada por: vereadores Agnelo Matos e Dalberto Christofoletti; tenente-coronel Lideraldo da Silva; Danilo de Almeida Kuroishi, da Defesa Civil e Dora Trivelatto, Prefeitura Municipal. Presidente do Sindicato dos Químicos, Francisco Quintino acompanhou a solenidade da Tribuna de Honra ao lado dos familiares do homenageado.
“Trata-se de uma justa homenagem. O Marcos Queiroz, enquanto policial militar da ativa, teve papel de destaque na segurança pública com atuação também na difícil área de combate a incêndios de Rio Claro e região”, disse Dalberto. “O Marcos, em sua trajetória, não se acomodou com a aposentadoria. Foi secretário municipal de Segurança, criou a Defesa Civil e até os dias de hoje desenvolve muitas atividades com entidades que prestam serviços à comunidade”, acrescentou o vereador.
Da mesma forma, Agnelo Matos enfatizou as ações desenvolvidas por Marcos Queiroz no município. “Ele é merecedor desta homenagem. Estamos diante um homem que sempre priorizou o auxílio ao próximo”, disse o parlamentar.
Biografia
Marcos Antonio Queiroz, nasceu em 10 de Setembro de 1949, na cidade de Rio Claro.
Filho de Abílio Queiroz da Silva e Efa Mina Queiroz.
Tem quatro irmãos: Terezinha, Sônia (in memorian ), Antonio Marco e Isabel.
Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Marcelo Schimidt. Também estudou no Colégio Alem.
No início da década de 60 seus pais transferiram residência para Barretos onde continuou estudos na escola estadual Industrial Coronel Raphael Brandão e em seguida no Colégio Estadual Barretense.
Formou-se Torneiro Mecânico e fresador.
No ano de 1967 alistou-se como voluntário no Exército brasileiro, tendo servido no 17º Regimento da Cavalaria, na cidade de Pirassununga.
Entrou na Força Pública do Estado de São Paulo, em 17 de Novembro de 1969.
Trabalhou por algum tempo em Piracicaba, depois Corumbataí e finalmente em Rio Claro, onde exerceu atividades de rua (Rádio Patrulha, Trânsito e Tático Movél ), sendo transferido para atividades administrativas na própria Companhia de Rio Claro.
Foi condecorado pela Policia Militar com a Medalha de 5º Grau, 4º Grau, 3º Grau e depois com a de 1º Grau, a mais alta condecoração em Mérito Pessoal, pelos relevantes serviços prestados a sociedade paulista através da Policia Militar.
Trabalhando em Rio Claro, como policial ainda, atuou como instrutor da Guarda Mirim de Rio Claro, em suas horas de folga. Por mais de 10 anos orientou cerca 1.500 jovens.
Ainda em paralelo a esse serviço, também foi instrutor de um projeto realizado pela UDAM (União de Amigos do Menor) onde trabalhou com crianças vulneráveis.
Em 1988 foi promovido a 2º Tenente, sendo transferido para São Paulo, onde realizou mais um curso de seis meses na Academia de Policia Militar, no Barro Branco e após o término desse curso foi classificado em Campinas, onde passou a trabalhar como oficial do Corpo de Bombeiros.
Em 1990 foi transferido para o Corpo de Bombeiros de Piracicaba.
Depois de algum tempo assumiu o comando do Corpo de Bombeiros da cidade de Piracicaba e posteriormente assumiu o comando da corporação em Rio Claro, onde permaneceu até sua aposentadoria em 1997.
Naquele mesmo ano, foi convidado para organizar a Defesa Civil de Rio Claro, aliás uma necessidade urgente a cidade naquele momento.Depois de dois anos e meio de funcionamento a Defesa Civil de Rio Claro, já estava entre às cinco melhores do Brasil: Blumenau, Salvador, Recife, Brasília, e Rio Claro.
Quando completou cinco anos de existência, foi condecorada como a Melhor Defesa Civil do país, e recebe das mãos do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso a Comenda da Ordem dos Cavaleiros.
Rio Claro passou a ser madrinha de várias Defesas Civis do Estado de São Paulo e de outros Estados.
Os trabalhos da Defesa civil de Rio Claro foram publicados pela ONU para cerca de 90 países do mundo todo, sendo que um deles – Defesa Civil Juvenil -, realizado na Escola João Batista Leme, serviu como modelo a ser seguido em todo o mundo.
Marcos Queiroz deixou o comando da Defesa Civil de Rio Claro para assumir o cargo de secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, que tinha ainda como função ser responsável pelo trânsito de Rio Claro.
Como secretário, procurou desenvolver vários projetos de segurança pública, com planejamentos integrados e tentativas de execução dos trabalhos em conjunto com a Polícia Militar, Policia Civil e Guarda Municipal.
Em dezembro de 2004, deixa o serviço público municipal e passa a se dedicar a lecionar em Centros e Escolas Técnicas de Rio Claro, Limeira e Piracicaba, e no Sindicato Das Indústrias Químicas e Farmacêutica de Rio Claro.
Além dessas funções, passou também a se dedicar a trabalhos voluntários tanto na área social, como no esporte.
Nessa caminhada, o agora Ofícial da Policia Militar, na Patente de Capitão, realizou estudos e concluiu diversos cursos, sendo algum deles:
– Técnico em Emergências Médicas , categoria Instrutor;
– Especialização em Combate a Incêndios e Emergências Médicas – EUA.
– Curso de Eco-Geografia, Unesp-Rio Claro, dentre tantos outros cursos.
Atividades exercidas:
– Comandante do Corpo de Bombeiros de Piracicaba;
– Comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro;
– Diretor da Defesa Civil de Rio Claro;
– Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil de Rio Claro, entre outras atividades;
– Voluntário do Abrigo São Vicente de Paulo- Rio Claro;
– Voluntário da Defesa Civil de Rio Claro;
– Diretor da ONG “Mais forte que a deficiência”, cuida de crianças e pessoas com deficiências físicas, entre outros trabalhos voluntários.