A Câmara Municipal realizou no último dia 21, Sessão Solene para entrega de Medalha ao “Produtor Rural do Ano”. A iniciativa foi do vereador Julio Lopes, por meio de Decreto Legislativo, aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.
Este ano os homenageados foram: Ronaldo Maimoni, Carlos Eduardo Maimoni, Luis Fernando Maimoni, Luiz Herminio Botacin, Antonio Andreatto, Josué Bueno de Oliveira.
Compuseram a mesa diretiva os vereadores Julio Lopes, que na ocasião presidiu a solenidade, Maria do Carmo Guilherme, Geraldo Voluntário, a vice-prefeita Olga Salomão e o deputado estadual Aldo Demarchi. Os vereadores Agnelo Matos, Juninho da Padaria o presidente do PP Ronald Penteado, amigos e familiares também participaram da homenagem.
De acordo com Julio Lopes, o evento foi uma justa homenagem aos agricultores que contribuem para o fortalecimento da economia de Rio Claro.
“A entrega da Medalha é uma forma de reconhecer e valorizar os trabalhos destes produtores. Além do apreço que tenho em relação a importância que eles têm para o progresso de Rio Claro, é fundamental enfatizar que estes agricultores são pessoas competentes, esforçadas, dedicadas e que aprenderam tudo o que sabem no dia a dia”, destaca o vereador.
Julio ainda cobrou mais apoio aos agricultores. “Fui criado na zona rural, por isso tenho profundo conhecimento da vida no campo. Os produtores não precisam necessariamente de recursos financeiros, mas apoio com infraestrutura, como manutenção das estradas rurais”, pontuou.
Geraldo Voluntário parabenizou os homenageados e cumprimentou o vereador Julio Lopes pela iniciativa. Maria do Carmo Guilherme destacou o valor da família para os agricultores e ressaltou o papel da mulher do campo.
Juninho da Padaria reforçou o pedido de mais apoio de infraestrutura aos agricultores e o vereador Agnelo Matos lembrou os avanços nos últimos 12 anos para agricultura e a importância da agricultura familiar para a merenda escolar da cidade.
O deputado Aldo Demarchi enfatizou que o poder público precisa sempre incentivar para que os produtores não saiam da zona rural e nestes tempos de dificuldades que o país passa os agricultores têm colaborado com o PIB brasileiro.
A vice-prefeita Olga Salomão salientou que neste mês a agricultura criou aproximadamente 25 mil empregos no Brasil, tanto no agronegócio quanto na agricultura familiar e que dentre os projetos de incentivos está o Pagamento por Serviços Ambientais. “Estamos discutindo qual vai ser o valor”.
Após os agricultores receberem as medalhas, Vera Alice Maimoni falou em nome deles e fez uma breve explanação sobre a vida dos produtores. Foi uma singela e bela homenagem aos produtores.
Breve Biografia
Luiz Herminio Botacin: produtor de verduras e legumes. Terceira geração da família que administra o sítio. Faz distribuição para os melhores mercados de Rio Claro.
Antonio Andreatto: Produção de mel há 20 anos e produção de cachaça há 12 anos.
Josué Bueno de Oliveira: Em quase 63 anos de vivência com a agricultura, o produtor ganhou reconhecimento na cidade no cultivo de orgânicos.]
Família Maimoni:
Ronaldo Maimoni: Desde criança acompanhava o pai e os irmãos nos trabalhos destinados à terra, atuando com milho e soja.
Carlos Eduardo Maimoni: Sua vida é sempre motivada na arte de cuidar da terra,desde o nascer ao pôr do sol.
Luis Fernando Maimoni: Desde pequeno auxilia nos trabalhos da agricultura, seguindo os irmãos.