
Competidores do Senai-SP na WorldSkills com Paulo Skaf. O rio-clarense Luiz Felipe – terceiro em pé da esquerda para a direita
Competição mundial de formação profissional, a WorldSkills São Paulo 2015 terminou no último domingo com saldo positivo para o Brasil. Entre os 59 países participantes, a delegação brasileira conquistou o maior número de medalhas: 27 ao todo – 11 de ouro, 10 de prata e seis de bronze. Rio Claro foi representada pelo estudante de Carpintaria de Telhados, Luiz Felipe de Moraes de Souza.
Luiz Felipe integrou o grupo de 19 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo, o Senai-SP, da delegação brasileira formada por 56 estudantes. “Para Rio Claro, a participação de Luiz Felipe é motivo de orgulho por vários motivos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, João Zaine, que acompanhou a competição internacional no Ibirapuera. “A WorldSkills reuniu participantes de 59 países. Destaco também o grau de dificuldade do torneio que exige conhecimento específico, precisão e capacidade para a interpretação de projetos e busca por soluções às suas execuções”, comentou Zaine.
As 27 medalhas conquistadas pelo Brasil foram comemoradas pela delegação visto que na edição 2013, realizada em Leipzig, na Alemanha, o país conquistou apenas quatro medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze. De acordo com a organização, os competidores são desafiados a alcançar índices de excelência durante a execução das tarefas, que são semelhantes às que realizariam no ambiente de trabalho.
Para integrar a delegação brasileira, Luiz Felipe passou por disputas estaduais e pela Olimpíada do Conhecimento, etapa nacional da competição, além de outras seletivas organizadas pelo Senai no país.