- Notícias, Saúde

Zaine representa Rio Claro em discussão sobre saúde pública com mais de 400 lideranças na Investe SP

Compartilhe:

Seminário na sede do Investe SP discutiu propostas para inovar a saúde no Brasil

O seminário Propostas do Estado de São Paulo para Inovar a Saúde no Brasil, realizado na última quarta-feira, 12, pela Investe SP em sua sede na capital, reuniu 400 convidados entre empresários, médicos e especialistas do poder público. Rio Claro foi representado pelo presidente da Câmara Municipal, João Zaine. O deputado estadual Itamar Borges, da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos representou a Assembleia Legislativa, a Alesp. O vice-governador Márcio França, que também é o Secretario de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, prestigiou o evento realizado em parceria com as secretarias de Estado da Saúde e de Governo e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O fórum, explica João Zaine, contou com cinco painéis de temáticas distintas. “O Brasil conta com problemas graves na área de saúde pública que agravam-se com o passar do tempo devido ao aumento das demandas. Para encontrar caminhos que possam abrir perspectivas de soluções, evento como este da Investe SP é fundamental”, disse Zaine em conversa com Itamar Borges e Márcio França.

A primeira apresentação ficou a cargo do presidente da Investe SP, Juan Quirós, que destacou a existência de 79 projetos em andamento na entidade com a expectativa de investimentos de R$ 24,6 bilhões e a criação de 32.967 empregos.

Com o tema “Os desafios para transformar o Estado de São Paulo em um pólo inovador em saúde”, o segundo painel esteve a cargo do coordenador titular do BioBrasil – Comitê da Bioindústria da Fiesp, Ruy Baumer.

O funcionamento e a forma que as empresas podem ter acesso às linhas de financiamento que o Estado de São Paulo oferece para inovação e projetos relacionados a saúde foram os temas abordados pelo diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz, e o diretor Financeiro e de Negócios da Desenvolve SP, Álvaro Sedlacek no terceiro painel.

No quarto painel, os participantes tiveram acesso as duas experiências internacionais sobre gestão da saúde pública. Michel Korstee, consultor para inovação e saúde do Consulado Geral da Holanda em São Paulo falou sobre projetos e iniciativas de sucesso nos Países Baixos. O cônsul econômico do Consulado de Israel do Rio de Janeiro, Daniel Kolbar, falou sobre o sistema público de saúde em Israel.

O evento foi encerrado com o quinto painel que teve no comando Ruy Baumer com a palestra sobre os modelos de parcerias público-privadas disponíveis no Estado de São Paulo para projetos relacionados à gestão da saúde pública.

“São em momentos como este que construímos caminhos. A saúde no Brasil passa por um momento difícil, de crise”, comentou Itamar Borges na sede do Investe SP. “Aqui estão em peso às empresas nacionais, os pequenos e médios investidores, que muito podem ajudar a inovar a saúde em São Paulo e no Brasil. A frase que fica é ‘Onde não havia caminhos, a gente voou’. Ou seja, não adianta ficarmos reclamando da crise. Temos que olhar para as oportunidades e investir”, completou Márcio França.