- Homenagem, Notícias

Câmara Municipal entrega Medalha de Honra ao Mérito a judoca rio-clarense

Compartilhe:

A Câmara Municipal de Rio Claro realizou na noite desta segunda-feira, dia 10, Sessão Solene de entrega de Medalha de Honra ao Mérito ao jovem esportista Leonardo Henrique André Luis Frederico Bueno de Moraes. A Iniciativa foi do vereador Professor Dalberto (PDT).

A mesa diretiva foi formada pelo presidente João Zaine, vereadores Raquel Picelli, Professor Dalberto, diretor de Esportes Jorge Sasso, que na ocasião representou o prefeito municipal Du Altimari e pelo homenageado.

Os vereadores Agnelo Mattos, Júlio Lopes, José Pereira dos Santos e Juninho da Padaria também participaram da solenidade.

A professora Simone Pessoa, que treinou Leonardo durante muitos anos, destacou que aquele momento era uma honra e ressaltou que os pais do jovem foram fundamentais para a formação física e do caráter.

Ela ainda mencionou a Carta de Abraham Lincoln ao professor de seu filho em 1830: “Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas, por favor, diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que, para cada egoísta, há também um líder dedicado…”

O vereador Professor Dalberto falou das dificuldades de ser atleta no Brasil, mas enfatizou que houve avanços no apoio ao esporte, “ainda estamos longe do ideal. A verdadeira educação passa pela prática esportiva. Leonardo é um exemplo para que a juventude adote práticas saudáveis.”

O presidente João Zaine revelou que no Brasil existem aproximadamente 3 mil competidores na categoria dele e o Leonardo foi campeão mundial, isto é uma grande vitória e orgulho para Rio Claro. “Sinta-se homenageado pelos 200 mil habitantes do município.”

A vereadora Raquel Picelli parabenizou o atleta e destacou a força e coragem de Leonardo. O representante do Executivo, Jorge Sasso, que também foi professor de caratê, sabe das dificuldades dos atletas. Ele reforçou que muitos talentos se perdem em função disso, por isso, felicitou Leonardo pela dedicação e persistência.

Após receber a honraria, Leonardo usou a tribuna da Câmara Municipal, agradeceu e salientou a importância dos pais, professores e patrocinadores. “A rotina é cansativa, mas me orgulho muito de ser atleta. Quero chegar muito mais longe. Meu sonho é representar o Brasil nas Olimpíadas de 2020.”

BIOGRAFIA

Leonardo Henrique André Luiz Frederico Bueno de Morães, 19 anos, natural de Rio Claro.

Começou a fazer judô aos 7 anos de idade, no Colégio Puríssimo, nas atividades proporcionadas pelo colégio.

Em com 6 meses de treino, sua primeira professora de judô, foi Simone Pessoa o convidou para treinar em sua academia, para aumentar a carga horária de treino na semana, e assim começar a competir.

Além de fazer judô, começou a fazer jiu jitsu.

Em 2014 participou de seu primeiro campeonato de jiu jitsu.

Depois disso, no jiu jitsu, foram muitas vitórias:

  • Foi por 07 vezes Campeão Paulista.
  • 3 vezes Campeão Brasileiro.
  • 2 vezes Campeão Internacional.
  • 2 vezes Campeão Sul Americano.
  • 1 vez Campeão Pan Americano.

Em 2009, foi Campeão Mundial, e em 2010, Vice Campeão Mundial.

Procurou ajuda do “Bolsa Atleta” onde contemplava atletas com Títulos Estáduais, Nacionais e Internacionais, más não foi contemplado, pois o jiu jitsu ainda não é um esporte olímpico.

A partir daí, intensificou um pouco mais seus treinamentos e teve que optar por um outro esporte.

Escolheu o judô, porque sempre teve um sonho de representar o Brasil nas Olimpiadas.

Depois de 9 anos treinando na Academia Pessoa, deixou a academia e foi então para a Associação Marcos Mercadante de judô.

Em sua primeira competição pela academia ararense, foi vice-campeão da Copa-SP, onde reuniu atletas de quase todo país e ficou em segundo lugar.

Depois disso, a academia viu que ele tinha potencial e começou a apostar mais tarde nele, e depois desta competição, foi 3º colocado no Campeonato Brasileiro Regional.

O seu grande desejo, entretanto, era ser um atleta da Seleção Brasileira, o que depois de muita luta e treino conseguiu.

É realmente muito difícil um atleta conseguir chegar lá na ponta.

O judô é um esporte que você precisa pesar, então por muitas vezes, tem que perder, 3,4 e até 5 kilos para poder pesar e poder lutar na sua categoria.

Então o atleta passa o ano inteiro treinando, 5 hóras por dia, segue uma rotina de competição, quase todo o final de semana, você tem que abrir mão de muita coisa prá na maioria dos casos, você não conseguir aquilo que queria.

É isto que acontece por  muitas vezes. “O país todo treina praticamente o ano todo para essa “Seletiva Nacional”, é a competição mais esperada e importante do ano, então muitos treinam e não conseguem, a maioria nunca vai conseguir, más você não pode deixar de tentar”, afirma: Leonardo.

Por muitas vezes ele quis parar, desistir, más  seus pais e psicóloga o ajudaram muito e não deixaram que  desistisse.

Ele continuou treinando em 2014 chegou na seletiva nacional.

Fez 7 lutas de 4 minutos, ficou em 4º lugar, ganhando assim, uma vaga na Seleção Brasileira.

Hoje é o nº 4 do Brasil, em sua categoria.

“Só nós podemos sentir mesmo, porque só nós sabemos o quanto treinamos, e o quanto nos esforçamos para poder conseguir.

E hoje, sei que é muito mais difícil se manter na ponta, do que chegar á ponta.

Agora continuo treinando, para um dia poder representar o meu país nas Olimpíadas”.