- Notícias

Assistentes Sociais se reúnem na Câmara para debater reivindicações da categoria

Compartilhe:

Com o objetivo de conseguir mais conquistas para a categoria, aproximadamente 40 assistentes sociais efetivas do poder público se reuniram no Plenário da Câmara Municipal a convite das vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme. O vereador Geraldo Voluntário e a secretária de Assistência Social Luci Wendel e a secretária de Habitação Maria José Stivalli também estiveram presentes.

A reunião seguiu projeto de lei de autoria da vereadora Raquel Picelli e do ex vereador Sergio Guilherme, que institui a Semana do Serviço Social e do projeto de lei de autoria da vereadora Maria do Carmo Guilherme em parceria com Raquel, que cria a Cartas das Assistentes Sociais.

Diversas questões foram deliberadas e uma comissão foi formada para dar continuidade às reivindicações. Uma das solicitações dos profissionais é a equiparação da categoria dos Assistentes Sociais, nos termos da isonomia salarial.

Neste sentido, as vereadoras informaram que um requerimento já foi encaminhado ao prefeito municipal em abril deste ano. “Existem diferenças salariais de secretaria para secretaria. Isso é injusto com os profissionais.”, ressaltam Raquel e Maria do Carmo.

Outros desafios são a criação de um piso salarial e a necessidade de inserção dos assistentes sociais na área de educação. “Percebemos que seria fundamental a participação destes profissionais para integrar e completar a equipe multidisciplinar”.

Além destes pontos, outros dois indicativos foram manifestados: o incentivo a qualificação profissional e comunicação mais restrita entre os departamentos da prefeitura municipal.

As vereadoras ainda destacaram que atual administração municipal vem valorizando os profissionais do Serviço Social e salientou o projeto de Lei, aprovado pela Câmara Municipal que reduziu a carga horária de 8 horas para 6 horas para os assistentes sociais.

Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme enfatizam que outras reuniões serão realizadas com o objetivo de conseguir sanar estas demandas. O Conselho Regional de Serviço Social será convidado a participar e fortalecer a categoria.