
João Zaine representou a Câmara Municipal no Ciclo de Palestras do Tribunal de Contas SP
Com esta fala, a presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Cristiana de Castro Moraes abriu o 19º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais no auditório das Faculdades Anhangüera na manhã da última segunda-feira, 25.
Na Mesa Principal, Cristiana Moraes estava ao lado do prefeito Du Altimari, do presidente da Câmara Municipal João Zaine e do secretário-diretor do TCE, Sérgio Ciquera Rossi. Em sua fala, a presidente do tribunal destacou a criação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, o IEGM, indicador que tem como objetivo avaliar as cidades quanto à efetividade e qualidade dos gastos públicos.
“Trata-se de ferramenta de grande valia para o administrador responsável comprometido em melhorar cada vez mais a gestão pública”, apontou Cristiana ao destacar a importância do ciclo de debates nas Faculdades Anhangüera. “A atuação do Tribunal de Contas vai muito além da análise de documentos. A troca de experiências ajuda o tribunal a compreender as dificuldades encontradas pelos gestores na prática bem como orientá-los quanto aos riscos de cada ação administrativa”, pontuou.
Para João Zaine, a realização do ciclo de debates exemplifica a parceria entre o Tribunal de Contas e os municípios paulistas. O presidente da Câmara ressaltou que as dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos são amenizadas através do estreitamento da relação com o TCE-SP. “O tribunal, com este tipo de trabalho, esclarece gestores públicos sobre as normatizações e leis que fazem parte do dia a dia das prefeituras e câmaras municipais”, disse.
Zaine destacou ainda a grande presença do público feminino no auditório das Faculdades Anhangüera e parabenizou Cristiana Moraes por ser a primeira mulher a presidir o TCE-SP. “As mulheres cada vez mais ocupam espaços na sociedade e no mercado profissional contribuindo de forma significativa para o avanço do nosso país”, disse.
Du Altimari comentou que o ciclo de debates ajuda os municípios no que diz respeito à conduta administrativa para que as contas analisadas pelo tribunal possam ser aprovadas em problemas. “O agente público precisa de suporte para atuar dentro dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse o prefeito.
Unidade Regional de Araras (UR-10) do TCE-SP conta com 26 municípios.