A Frente Parlamentar de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher,presidida pela vereadora Raquel Picelli, realizou na tarde desta terça-feira, dia 19, reunião com diversos segmentos do poder público e sociedade civil. Os vereadores Maria do Carmo Guilherme, Anderson Christofoletti e Geraldo Voluntário também participaram da reunião.
Raquel Picelli leu o conteúdo do projeto que institui a Frente Parlamentar em Rio Claro, que tem por objetivo fortalecer o debate e consolidar a implantação de políticas públicas para o gênero. A vereadora ainda destacou que a instalação da Delegacia da Mulher é uma das principais pautas.
A vereadora Maria do Carmo Guilherme ressaltou que o governo estadual precisa dar mais atenção sobre o efetivo de Rio Claro. “Muitos funcionários aposentaram ou estão aposentando.”
Geraldo Voluntário salientou que a discussão e os surgimentos de propostas resultam em avanços para a construção de uma sociedade mais justa. O vereador Anderson Christofoletti também pontuou que a iniciativa do Poder Legislativo em debater questões que envolvem a população culminou em ações práticas positivas.
Entre os temas apresentados durante a reunião estão: a falta de acolhimento na delegacia em relação à mulher vítima de violência; o não cumprimento da Lei Maria da Penha; os vários tipos de violência, a educação e cultura como ferramentas essenciais no combate à violência; maioridade penal, maior participação da sociedade civil organizada; erotização da mulher em peças publicitárias e falta do conceito de cidadania.
Com tantos assuntos pertinentes e complexos, a reunião foi definida por Raquel Picelli como um debate rico em conteúdo e forte politicamente. “Temos um grupo composto por diversos segmentos, que colaboram com o Poder Legislativo, na cobrança de políticas públicas. O objetivo é cada vez mais definir propostas e exigir que se cumpram as leis que garantem os direitos da mulher, seja ela criança, adolescente, idosa, negra, índia… ”
Dentre os setores que participaram da reunião estão: secretaria de Ação Social, Secretaria de Governo, Assessoria de Referência e Atendimento à Mulher, Centro de Referência e Atendimento à Mulher, Conselho dos Direitos da Mulher, Creas, Conselho do Idoso, OAB, Cia Aventura de Teatro.