Na sessão legislativa desta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Santa Gertrudes manifestou apoio à campanha pela inclusão de Rio Claro no projeto de Trem Metropolitano. Conforme projeto do governo estadual, o novo trajeto para trem de passageiros deve chegar até Americana. Por iniciativa da OAB local, a campanha em Rio Claro defende a inclusão do município no trajeto.
Coordenador regional da Frente Parlamentar da Cia Paulista, o vereador Geraldo Voluntário apresentou na Tribuna Livre de Santa Gertrudes os argumentos em defesa da proposta de Rio Claro. O vereador de Limeira Doutor Júlio destacou a importância da mobilização regional pela causa.
O presidente Marcelo Ferreira assinalou o apoio legislativo ao considerar a importância da proposta. O vereador Luiz Basso avaliou que “o Brasil entrou na contramão da história ao desativar os trens de passageiros e isso precisa ser corrigido”. O vereador Valter Ceregatto notou que “se depender da população de Santa Gertrudes teremos o trem de volta”. O vereador Glalson Chamon da Silva faz notar que “há toda uma geração que, como eu, não chegou a andar de trem e conta com essa possibilidade ao apoiar a campanha”.
Também de Santa Gertrudes, o vereador Levi Xavier é otimista em relação ao projeto do trem regional de passageiros. “Por essa alternativa mais barata de transporte precisamos fazer alguma coisa, temos que conseguir a inclusão do trecho de Americana a Rio Claro, precisamos agir”, conclui.
Ao agradecer pela participação, Geraldo Voluntário assinalou a característica suprapartidária do movimento e historiou as etapas já cumpridas da campanha. Ele enfatizou a importância da iniciativa da presidente da OAB Rosa Catuzzo e do desembargador Irineu de Oliveira Prado. Agradeceu ao deputado Aldo Demarchi pelas audiências realizadas com os secretários estaduais de Planejamento e Transportes Metropolitanos.
UFA convoca população
A União dos Ferroviários Aposentados (UFA) convoca a população a participar do abaixo-assinado para que a linha do Trem Metropolitano previsto para chegar até Americana inclua também Rio Claro.
Mobilizada pela OAB-RC, a campanha coleta assinaturas em documento a ser encaminhado ao governador Geraldo Alckmin. A assinatura na UFA pode ser feita diariamente das 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00. Nas fotos, o presidente da UFA José Gil Gordillo
Filho e o tesoureiro Norival Volpato assinando o documento. No Shopping Center a assinatura pode ser feita até esta sexta-feira (15). Na Câmara Municipal o documento é disponibilizado nos gabinetes parlamentares. Outras informações podem ser conseguidas pelo 3526-1306.
Motivos da campanha
– Conforme o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, as dez grandes rodovias que dão acesso à Capital estão saturadas e o investimento em ferrovia para cargas e passageiros é inevitável.
– Ele informa que aproximadamente 8 milhões de pessoas utilizam o Metrô e os trens metropolitanos diariamente e a demanda é crescente.
– Pesquisas apontam a necessidade de investimento em ferrovias nas grandes quatro concentrações urbanas de São Paulo: Vale do Paraíba, Santos, Sorocaba e Campinas. E Campinas é prioridade, o que justifica o projeto até Americana.
– Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a estimativa é de que aproximadamente 68 mil pessoas utilizariam o Trem Metropolitano entre São Paulo e Americana nos dias úteis.
– O tráfego de passageiros implicaria na recuperação do antigo patrimônio ferroviário, suas instalações e prédios.
– Em Rio Claro o sistema demandaria a urbanização de áreas do Jardim Guanabara, com a construção de uma nova estação ferroviária.
– Por consequência, a área de entorno fomentaria o desenvolvimento de comércio, prestação de serviços, novas linhas de ônibus, valorização de terrenos e investimentos no setor de segurança.
– A alternativa do Trem Metropolitano irá contribuir para melhorias no transporte por ônibus ao oferecer concorrência no preço das passagens.
– Uma das justificativas do projeto estadual é desafogar o trânsito de carros nas rodovias, reduzir o número de acidentes e a emissão de poluentes.
– A esperada redução de carros nas rodovias deve ter impacto positivo no trânsito da cidade de São Paulo, com menor número de veículos afluindo para o centro urbano.
– A alternativa ferroviária para quem viaja até a capital implicará em economia com gasolina, pedágio, estacionamento na área central, além de ser poupado dos problemas com o trânsito.