
Júlio Lopes e Geraldo Pereira representaram RC na reunião do Consórcio PCJ em Indaiatuba
Prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira foi reeleito presidente do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). A votação foi realizada na manhã da última sexta-feira, 20, no Centro de Convenções Aydil Bonachella, em Indaiatuba. Rio Claro foi representado pelo vice-presidente da Câmara Municipal Júlio Lopes e superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) Geraldo Gonçalves Pereira.
No encontro, na condição de presidente fiscal do Consórcio PCJ, Júlio Lopes cobrou informações sobre as fontes de recursos para investimentos no meio ambiente. De acordo com o parlamentar, a preservação das nascentes e construções de barragens – entre elas as de Pedreira e Duas Pontes, medidas necessárias no combate aos efeitos da crise hídrica requerem investimentos.
O secretário executivo Francisco Lahóz informou Lopes que o Consórcio PCJ foi informado pela Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, através do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) que o governo paulista dispõe de recursos próprios para investir nas chamadas ações imediatas. “Agora, para a realização de obras, que requerem orçamentos maiores, o governo do Estado negocia parceria com o governo federal”, detalhou Lahóz para Júlio Lopes.
Em sua fala, já como presidente reeleito do Consórcio PCJ, Reinaldo Nogueira adiantou que vai agendar reunião com o ministro das Cidades Gilberto Kassab. “A crise hídrica deu uma trégua por conta das chuvas de fevereiro e março. Mas, mesmo assim os reservatórios de água seguem com índices preocupantes. Vamos estreitar relacionamento com o Ministério das Cidades em busca de recursos para investimentos”, informou.